A Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, ratificou por unanimidade o pedido de efeito suspensivo, permitindo que Gabigol retorne a jogar pelo Flamengo. Em 25 de março, o atacante havia sido suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude no exame antidoping.
No início de abril, a defesa apresentou o pedido de efeito suspensivo ao CAS. Após cinco semanas, o tribunal acatou o pedido por unanimidade, com a decisão tomada por dois ingleses e um suíço.
Gabigol agora pode treinar com o grupo no Ninho do Urubu e está apto para jogar. Ele não entrou em campo desde a vitória do Flamengo sobre o Fluminense por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, em 25 de fevereiro. Neste ano, o jogador marcou dois gols em oito partidas.
A decisão do tribunal suíço confirmou as expectativas da defesa, que estava confiante na liberação e espera outra decisão favorável no novo julgamento. Bichara Neto, um dos representantes de Gabigol no caso, celebrou a decisão, afirmando que cumpriram uma etapa importante no processo de reversão da decisão e continuarão trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa.