Adolescente é 4ª morte por febre maculosa após festa em Campinas
Érissa Nicole Santos Santana, de 16 anos, foi internada em um hospital de Campinas com sintomas da doença e morreu na última terça-feira
São Paulo – O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira (15/6) que a causa da morte de Érissa Nicole Santos Santana, de 16 anos, foi febre maculosa. A adolescente morreu na última terça-feira (13/6). Esse é o quarto caso da doença confirmado na Região Metropolitana de Campinas, interior de São Paulo, nos últimos dias.
Todos os casos foram registrados em pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, apontada pela Prefeitura de Campinas como foco do surto. Outros dois casos estão sob análise.
Érissa foi ao local no dia 27 para ajudar o pai, Ednaldo Santana, que prestava serviço para os organizadores da Feijoada do Rosa, evento que reuniu cerca de 3,5 mil pessoas. A menina teria permanecido por cerca de 30 minutos no local para fazer a entrega de um equipamento.
O pai e a adolescente
José Carlos Santana, tio e padrinho da menina, disse que ela sonhava em ser administradora de empresas e ajudar o pai no negócio da família.
“O Ednaldo era um pai fanático. Eles se gostavam muito. Ela queria ser administradora de empresas. Ia assumir o negócio do meu irmão. Ela queria fazer intercâmbio, conhecer o mundo”, disse ao Metrópoles.
“Somos uma família religiosa. O caminho dela aos domingos era a igreja, ser professora de criancinhas. Ela dava aula com a mãe e gostava disso. O dia a dia dela era sair com o pai, estudar e orar para Deus”, completou.
Terra batida
Jeferson Viana, supervisor da empresa de Ednaldo, contou à reportagem que pai e filha teriam caminhado cerca de 40 metros dentro da fazenda, em um trecho de terra batida.
“Geralmente, era ele que se deslocava de casa, passava na base, pegava esse material e levava para o evento. Sempre quem acompanhava era a esposa e a filha. Ele nunca ia sozinho. O trajeto dele, entre o lugar em que ele parou o carro e o ambulatório, deve ter 40 metros. Foi esse o trajeto que ela andou”, afirmou Jeferson.
O funcionário disse que Érissa não saiu de perto do pai em nenhum momento.
“Ele até falava que não gostava de levar a filha em todo tipo de evento, porque tinha algumas baladas que eram um pouco mais pesadas. Mas ele nunca desgrudava da filha. Onde ela estava ele estava junto.”
Vítimas
O surto de febre maculosa registrado em Campinas, a partir dos eventos na Santa Margarida, tem quatro vítimas confirmadas:
Outros dois casos aguardam confirmação do Adolfo Lutz:
Febre maculosa
A febre maculosa tem cura, mas o tratamento precisa ser iniciado precocemente com antibióticos adequados. O principal sintoma da doença é febre alta, que pode ser confundida com outras enfermidades.
“Por isso, é importante que o médico sempre pergunte, ou que o paciente relate que esteve em área de vegetação com presença de carrapato ou capivara. Com esse histórico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, afirma Andrea von Zuben.
Os principais sintomas da febre maculosa são:
Como é a transmissão?
A transmissão da doença ocorre em ambientes silvestres, nos quais exista o carrapato Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela. Para que ocorra a transmissão, é necessário que o parasita fique fixado na pele por um período de cerca de quatro horas.
Como se proteger:
Ao realizar trilhas e atividades de lazer ao ar livre, algumas precauções devem ser tomadas para evitar a febre maculosa: