Aquele transtorno gerado por ter uma conta bloqueada ao esquecer a senha, algo comum diante da variedade de perfis e acessos que temos hoje, pode estar com os dias contados nos serviços do Google.
A empresa segue com o projeto de expandir o uso de login sem senha. Na última segunda-feira (5), ela anunciou a implementação do recurso em fase de testes em contas cadastradas no Workspace e no Google Cloud.
Em primeiro momento, nove milhões de empresas poderão experimentar a novidade, antes do lançamento oficial. Essa alteração, com certeza, impactará na experiência de uso de milhares de pessoas.
Como o login sem senha funciona?
Ao invés de senhas pré-cadastradas, os usuários do Google Workspace e Google Cloud vão poder usar chaves de acesso para entrar nas respectivas contas.
Essas chaves numéricas seguirão protocolos de criptografia. Isso quer dizer que não existirá uma sequência fixa ou que ela possa ser descoberta, roubada ou vazada, especialmente em ataques de hackers do tipo phishing.
Aqueles que preferirem utilizar outros métodos de autenticação, será possível, como no caso de telefones Android com sensores de impressão digital ou iPhones com Face ID.
De antemão, é bom saber que a habilitação do login sem senha no Workspace deve ser ativada por administradores. Apesar da mudança, os usuários ainda poderão criar e usar senhas pessoais, principalmente para autenticação em dois fatores.
Tendência
Essa modalidade de acesso tem se mostrado uma tendência entre grandes empresas de tecnologia. A Apple e a Microsoft, por exemplo, já caminham nessa mesma direção.
A tecnologia utilizada pelo Google foi criada pela FIDO Alliance, companhia bastante conhecida no mercado e que é parceira também das concorrentes diretas da gigante de buscas.
A expansão do recurso deve gerar, futuramente, o fim do uso de senhas comuns. Todo esse processo, no entanto, deve levar certo tempo para acontecer.
Tudo tem sido feito de maneira paulatina. Vale lembrar que o Google Chrome também ganhou o login sem senha em dezembro do ano passado.