Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (6), o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que o governo planeja lançar um cartão especial para os beneficiários do INSS. Por meio dele, aposentados e pensionistas do Instituto que possuem contas no Banco de Brasil e na Caixa Econômica Federal podem receber descontos especiais.
Segundo Lupi, os dois bancos juntos têm um total de 14 milhões dos 37 milhões de beneficiários do INSS. Por isso, a meta do governo é lançar o cartão em março deste ano.
Quais são as vantagens do cartão?
O ministro esclareceu que o objetivo é fornecer cartões de beneficiário aos 37 milhões de cidadãos apoiados pelo INSS para que eles possam utilizar o transporte público no Brasil.
Além disso, o cartão também permite descontos em bancos que trabalham com empresas. Portanto, os beneficiários têm acesso a benefícios exclusivos.
“Em nome dos beneficiários da Previdência Social, precisamos obter aprovação local para utilizar os serviços de transporte daquele município, e se tivermos um cartão, ele será válido nacionalmente, e também estamos pedindo novos benefícios para os aposentados. Os correntistas do Banco do Brasil podem receber descontos, incluindo benefícios de farmácias, passagens aéreas, hotéis e outros serviços”, disse o ministro.
No entanto, Lupi também disse que outras instituições financeiras privadas serão obrigadas a fornecer benefícios semelhantes aos segurados no INSS.
13º Calendário de Pagamentos do INSS Volta ao Normal
Devido à pandemia de Covid-19, o pagamento do salário do 13º benefício estava integral no início do ano. No entanto, após 3 anos desta medida, a transferência de benefícios novamente ocorre de acordo com o cronograma padrão.
Assim, a primeira parcela do dia 13 é passada ao beneficiário entre agosto e setembro na metade do valor da transferência mensal do benefício. A segunda parcela é paga entre novembro e dezembro, juntamente com a incidência de restituições de imposto de renda.