InternetNotíciasTecnologia e Ciência
0

À caça do gatonet: operações da Anatel derrubam 1,4 milhão de TVs Box

Ao todo, 22 operações já foram realizadas contra a comercialização e o uso do gatonet. Até então, 1,4 milhão de aparelhos foram apreendidos.

Desde o começo de 2023, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem intensificado as suas operações contra o uso e a comercialização da TV Box pirata, conhecida popularmente como “gatonet”. De acordo com o vice-presidente da agência, Moisés Moreira, 22 operações de bloqueio foram feitas até o momento, resultando em mais de 1,4 milhões de aparelhos clandestinos retirados de circulação.

Com as fiscalizações, estima-se que o valor dos aparelhos apreendidos já ultrapassou os R$ 400 milhões. Além disso, também foram realizadas operações contra o streaming pirata, que resultou no bloqueio de 743 endereços de IP e 54 domínios. Assim, em apenas um dia de operação, 500 mil acessos clandestinos foram cancelados.

“Esse trabalho de bloqueio de IP acaba desestimulando o usuário desse serviço ilegal, porque ele está vendo que não tem prosseguimento na programação que ele contratou. Ele contrata isso por um preço muito inferior e acaba ficando desestimulado com esse serviço”, explica Moisés.

Perigo ao usar gatonet

Ao utilizar um aparelho ilegal, o usuário está colocando em risco às redes e a segurança das demais pessoas que utilizam o Wi-Fi de sua residência. Isso, porque o famoso gatonet pode ser operado a longa distância por outras pessoas, possibilitando os ataques cibernéticos, ou seja, ao ter acesso à sua conexão de internet, os criminosos podem roubar os seus dados.

“Ao se conectar na internet da sua casa para fazer toda operação de ligar com aquele provedor, para quebrar a criptografia daquele canal, ele também consegue roubar dados de qualquer aparelho que está ligado na sua casa. Então, se o seu celular está conectado com a Wi-Fi, ele pode roubar a senha do seu banco, pode roubar outras informações pessoais”, explicou o vice-presidente da Anatel.

Como saber se minha TV Box é ilegal?

A TV Box é um aparelho que permite acesso aos canais de TV por assinatura e também aos serviços de streaming, como Netflix e Prime Video. Para poder funcionar, é necessário conectar o aparelho à internet. Assim, uma televisão comum passa a ter as mesmas funções de uma TV Smart.

Ao contrário do que muitos pensam, há opções legalizadas de TV Box no mercado. Algumas dessas opções legais são a ClaroTV, Vivo Play e outras marcas que têm autorização da Anatel para funcionar. Para comprovar essa autorização, o aparelho precisa ter um selo obrigatório, que pode vir colado no próprio item ou em sua caixa.

Em contrapartida, o aparelho é ilegal quando ele não tem a aprovação da Anatel para exercer aquelas funções, ou seja, quando não tem esse selo. Além disso, os aparelhos que decodificam canais de TV paga sem autorização também são proibidos. Por fim, se o seu aparelho permite que você tenha acesso aos serviços de streaming sem passar a mensalidade de cada um deles, isso quer dizer que ele é mesmo ilegal.