Para desacelerar um pouco e viver o presente, uma frase brilhante em japonês faz todo sentido. e possui um significado profundo.
Como profissionais ou gestores de empresas, muitas vezes nos deparamos com o desafio de nos desconectar do trabalho. Mesmo durante as férias, a tentação de verificar e-mails, garantir que tudo esteja correndo bem ou resolver problemas mínimos pode ser constante.
Para desacelerar um pouco e viver o presente, uma frase brilhante em japonês faz todo sentido. Em inglês, ela se traduz como “Ichi-go ichi-e”, e suas quatro palavras possuem um significado profundo: Uma vez na vida.
A frase possui uma poderosa mensagem
Ela nos convida a valorizar cada segundo, a estar conscientes do que está acontecendo agora e a apreciar sua singularidade, independentemente do resultado esperado.
Artistas entendem bem essa ideia. Eles compreendem que, muitas vezes, ficamos obcecados em criar algo perfeito, em vez de aproveitar o processo criativo. No entanto, é durante esse momento que surgem as verdadeiras obras-primas.
Ao nos concentrarmos no presente, em vez de nos preocuparmos exclusivamente com o resultado, permitimos que nosso trabalho flua naturalmente, podendo assim criar coisas grandiosas.
Valorizando as pessoas
Além disso, adotar o conceito de “uma vez na vida” nos ajuda a aprender com as pessoas ao nosso redor. Em uma era onde a distração é tão comum, principalmente por conta de dispositivos eletrônicos, reservar tempo para ouvir e se dedicar integralmente a alguém transmite uma mensagem de valorização e respeito.
Dedicar nossa atenção completa a quem está à nossa frente nos permite aprender com cada interação e aproveitar ao máximo essas experiências. Mesmo quando nos deparamos com situações semelhantes ou oportunidades que já vivemos anteriormente, cada momento é único e possui seu próprio valor.
Essa prática consolida memórias, permitindo que possamos usá-las no futuro. A habilidade de refletir e aprender com eventos passados, conhecida como “viagem mental no tempo”, é uma ferramenta valiosa para evitar situações indesejadas e para adotar estratégias eficazes.