Gatos são considerados animais temperamentais e, diferente dos cachorros, mais difíceis de serem conquistados. Porém, eles acabam se afeiçoando a algumas pessoas facilmente, o que nos leva a uma questão: como um felino escolhe seus humanos favoritos?
Acredite se quiser, um dos caminhos pode ser mais simples do que muitos imaginam: aprender a comunicação que o gato faz com você.
Ligação e sentimento
Falando ao site El Espectador, John Bradshaw, especialista em comportamento felino e autor do livro On the Mind of a Cat (em tradução livre, “Na mente de um gato”), revelou que entender a comunicação do seu gatinho pode ser mais importante do que tentar forçar uma ligação com ele.
“Os gatos mostram grande flexibilidade na forma como se comunicam conosco. Desde miar até esfregar a cabeça, os gatos ‘conversam’ com suas pessoas de diferentes maneiras, dependendo da situação”, comentou Bradshaw.
Também é válido observar que o melhor período para estabelecer uma vinculação forte com o gato acontece entre quatro e nove semanas de vida. Nesse período, a exposição a diferentes tipos sons e cheiros é capaz de ajudá-lo não apenas a se adaptar, mas também a criar a tão esperada vinculação com uma pessoa.
Entretanto, é bom observar que a exposição do gato a diversas pessoas nesse período pode ter um preço a ser pago. Segundo alguns especialistas, socializar com vários humanos desde a infância felina pode ajudar a não ter medo de seres humanos, mas também fará com que diminua as chances de uma vinculação mais forte com um indivíduo em específico.
Como fortalecer a comunicação com um gato?
Bradshaw comenta que há algumas estratégias certeiras caso esteja interessado em se tornar a pessoa favorita de um gato. Confira a seguir:
Seguindo esses passos, você tem mais chance de se tornar o humano favorito do seu gato e, como prêmio, levar muito amor, atenção e uma companhia fofinha em todos os seus dias.