Você provavelmente masca chicletes entre as refeições, mas esse hábito pode causar danos irreversíveis.
Apesar de combater as cáries pela produção de saliva, até mesmo o chiclete sem açúcar pode trazer riscos à saúde bucal. Isso ocorre porque o vício de mascar chiclete por longos períodos pode levar à desmineralização dos dentes. Portanto, a ação mecânica constante desgasta o esmalte, tornando-os mais vulneráveis à sensibilidade dentária. Veja quais são as principais implicações.
Você costuma mascar chicletes? Dentista revelam os riscos
Impacta negativamente na mastigação
O hábito frequente de mascar chiclete chega a comprometer a digestão adequada dos alimentos. Isso é especialmente preocupante em crianças que estão aprendendo a lidar com as refeições.
Quando se mastiga um chiclete por muito tempo, desenvolve-se um desequilíbrio, no qual os músculos e articulações da mandíbula são exigidos de forma desigual. Isso provoca dores na mandíbula, fadiga muscular e até mesmo problemas de articulação temporomandibular (ATM).
Pode aumentar a azia e o mau hálito
Algumas pessoas podem experimentar azia como resultado do consumo de goma em excesso. Essa reação ocorre depois que um mesmo chiclete permanece sendo mastigado por mais de 15 minutos.
Lembre-se que ficar mastigando toda hora, leva ao estímulo da produção de ácido estomacal. O aumento da produção dessa substância gera refluxo ácido, causando sintomas como queimação no peito e desconforto abdominal.
Os chicletes sem açúcar têm adoçantes
É importante ter cuidado com chicletes sem açúcar, pois a maioria deles contém corantes e adoçantes artificiais, como o aspartame. Embora considerado seguro pela maioria das agências reguladoras de saúde, esses compostos tendem a ser laxativos a longo prazo.