NotíciasTecnologia e Ciência
0

Esta tática vai te ajudar a identificar uma pessoa mentirosa

Estudo publicado no International Journal of Psychology & Behavior Analysis analisou em qual situação os indivíduos têm mais dificuldade de mentir

Saber se alguém está dizendo a verdade seria um superpoder muito útil, não é? Bom, enquanto isso não é possível, existe uma maneira de prevenir que alguém diga uma mentira para você ou de identificar um mentiroso — e tem a ver com a distração. O truque é apoiado por um estudo publicado no International Journal of Psychology & Behavior Analysis e liderado por Aldert Vrij, professor de psicologia social aplicada da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra.

O trabalho de Vrij e seus colegas sugere que, se você quiser que a pessoa te diga a verdade, você deve dividir a atenção dela, dando uma outra tarefa. O estudo foi feito com 164 voluntários que tiveram de dizer suas opiniões verdadeiras sobre “vários tópicos sociais que estavam nos noticiários”. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos para passar por entrevistadores: um grupo que diria a verdade quando questionado sobre seus sentimentos, e um segundo grupo que foi instruído a mentir da maneira mais convincente possível. Então, os voluntários foram divididos em três subgrupos:

Um grupo de voluntários foi solicitado a lembrar um número de registro de carro — representando uma tarefa mental secundária. Um segundo grupo de voluntários também foi solicitado a relembrar o registro, com o acréscimo de que esse detalhe era extremamente importante e que seriam penalizados se não conseguissem se lembrar corretamente. O grupo final de voluntários não fez nenhuma menção ao registro do carro.

O resultado revela que os voluntários instruídos a mentir que estavam no segundo grupo — aqueles que pediram para lembrar do registro e também disseram que era importante que o fizessem — conseguiram enganar os entrevistadores do estudo em menor número do que os do primeiro ou terceiro grupos.

“Nossa pesquisa mostrou que verdades e mentiras podem soar igualmente plausíveis, desde que os contadores de mentiras tenham uma boa oportunidade de pensar o que dizer”, diz o pesquisador em comunicado. “Quando a oportunidade de pensar se torna menor, as verdades geralmente soam mais plausíveis do que as mentiras.”

Bill Murphy Jr., colunista do Inc, acredita que o estudo traz uma lição importante que pode ser usada nos negócios: aplicar a estratégia da distração para saber se alguém está tentando te enganar.

“Certamente, as coisas ficariam um pouco estranhas se você tentasse abrir uma entrevista de emprego ou uma negociação de negócios pedindo a alguém para memorizar um número de registro de carro”, afirma. Mas ele cita algumas táticas. Fazer negócios durante uma atividade de lazer ou uma conversa enquanto uma das pessoas está dirigindo. Ainda é possível pedir detalhes honestos em uma negociação quando você sabe que o outro lado tem um prazo ou outra tarefa importante a entregar. “E se um pequeno truque como aumentar a carga cognitiva para que mentir se torne menos eficaz, por que não tentar?”, questiona o colunista.