35 alimentos para melhorar o humor e os níveis de energia do cérebro
Especialista em psiquiatria nutricional afirma que os alimentos podem melhorar o bem-estar mental das pessoas e estabilizar as emoções
“Você é o que você come”. A frase pode soar clichê, mas faz muito sentido para o ramo da psiquiatria nutricional, que examina como a alimentação afeta o humor e as manifestações emocionais dos seres humanos.
Para a nutricionista Patricia Bannan, autora do livro “Do esgotamento ao equilíbrio: mais de 60 receitas de cura e estratégias simples para melhorar o humor, a imunidade, o foco e o sono”, os alimentos podem nos capacitar para nos sentirmos melhores.
Em artigo para o site da CNBC, Patricia escreve que “os alimentos que você come podem ajudar ou piorar tudo, desde seu trabalho e produtividade até seu estado mental e saúde física”. Pensando nisso, ela fez uma lista de 35 alimentos que ajudam a melhorar o humor e os níveis de energia cerebral. Confira:
Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode estabilizar o humor. As flutuações na glicose no sangue podem fazer com que o humor mude rapidamente, escreve Patricia, deixando as pessoas irritadas ou com pouca energia.
Proteínas magras
A proteína é necessária para níveis de saudáveis de energia. Ela leva mais tempo para digerir do que os carboidratos, mantendo o açúcar no sangue equilibrado e fornecendo energia duradoura. Os aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas, ajudam a reparar e reabastecer os tecidos – e seu corpo precisa deles para produzir certos neurotransmissores.
Gorduras saudáveis
Gorduras insaturadas encontradas em alimentos como abacates, azeitonas e nozes podem ajudar a manter a inflamação sob controle e reduzir a pressão arterial, que são importantes para a saúde do cérebro. Comer gorduras saudáveis suficientes também ajuda o sistema imunológico.
Alimentos fontes de ácido fólico
O ácido fólico (ou folato) desempenha um papel na produção de dopamina e afeta outros neurotransmissores relacionados ao humor, ajudando a manter a calma. Uma deficiência nos níveis de folato tem sido associada a vários problemas cerebrais, incluindo demência e depressão, segundo a Patricia Bannan.
Alimentos fontes de ferro
Baixo teor de ferro pode causar fadiga e depressão. As proteínas encontradas no ferro também ajudam a manter a função e o desenvolvimento do cérebro saudáveis.
Alimentos fontes de vitamina C
A vitamina C é um antioxidante que auxilia a capacidade do corpo de produzir neurotransmissores, incluindo dopamina e serotonina, que trabalham para estabilizar o humor.
Melatonina
Comer alimentos ricos em melatonina antes de dormir pode ajudar o corpo a aproveitar ao máximo o aumento natural desse hormônio que acontece à noite.