Você já comeu em um prato que estava com um leve aroma de detergente? Embora seja algo comum, será que pode causar algum mal para a saúde?
Afinal de contas, será que o resquício de detergente deixado nas louças pode comprometer a saúde das pessoas? Se você nunca pensou nisso, saiba que muitas pessoas já se questionaram sobre a possibilidade.
Entenda o que a ciência fala a respeito do assunto e como o detergente pode ser nocivo para a saúde dessa maneira.
O que acontece se você ingerir um pouco de detergente?
O detergente possui moléculas que se prendem na água e na gordura dos objetos. Dessa forma, ele pode remover a sujeira com mais facilidade. Ou seja, o produto desestrutura a camada de gordura existente e consegue retirá-la com o enxágue embaixo da torneira.
Essa é a mesma função que ele pode desencadear no sistema digestivo de uma pessoa. Ou seja, ele teria a capacidade de desestruturar a camada de proteção que fica na mucosa intestinal, por exemplo.
Em outras palavras, seria como se o detergente se tornasse agressivo demais ao órgão. As atividades básicas do intestino seriam prejudicadas dessa forma. Isso inclui a absorção de vitaminas e vários outros nutrientes essenciais para a sua saúde.
Estudo faz alerta sobre os riscos
Publicado no Canadian Medical Association Journal, um estudo de 2018 sugeres que a exposição frequente aos desinfetantes se relaciona a um risco em crianças. No caso, essa exposição poderia estar relacionada a obesidade de indivíduos menores de 3 anos de idade.
Mais do que isso, a pesquisa mostrou que esse tipo de produto poderia alterar a população de bactérias do intestino. Produtos de limpeza doméstica, como o próprio detergente teriam essa capacidade em crianças, além de causarem doenças alérgicas.
Inclusive, outra pesquisa de 2020, publicada na revista enviromental Science and Technology Letters reforça o assunto. Ela aponta que os produtos de limpeza na casa podem afetar o desenvolvimento gastrointestinal das crianças.
Quanto mais produtos de limpeza utilizados, mais comprometido era a microbiota intestinal dessas crianças.
No entanto, nem estudo é conclusivo sobre resquícios de detergente nas louças de caso. No entanto, quanto mais naturais os produtos utilizados, melhor será para a saúde de todos, especialmente das crianças.