Saber que o nível do mar está aumentando todos sabem, mas nem todos conseguem visualizar. Então NASA divulgou uma animação mostrando.
A mudança climática pela qual a Terra está passando é uma das mais drásticas da história do planeta. Isso vem afetando o mundo de várias maneiras diferentes e talvez caminhe para um ponto onde se torne cada vez mais difícil a nossa existência. Um dos pontos que preocupa bastante todas as pessoas é o aumento do nível do mar.
Muito se fala sobre esse aumento, mas nem sempre ele é tão levado a sério. Talvez porque a maior parte das pessoas não tenha um visual do quanto o mar aumentou seu nível com o passar dos anos.
Agora, a NASA divulgou uma animação onde mostra o quão grande e perturbador foi o aumento do nível do mar nas últimas três décadas. Para isso, eles pegaram os dados de satélite que foram coletados desde 1993 e então Andrew J. Christensen, um especialista em visualização de dados da NASA, os transformou em um gráfico bem impactante.
Desde que os dados começaram a ser coletados, o nível do mar subiu mais de nove centímetros, o que é quase o comprimento de uma mão. Por mais que isso possa parecer pouca coisa, com esse recurso visual é possível ver que a realidade não é bem essa e faz com que as consequências sejam entendidas.
Animação da NASA
Com o objetivo de fazer com que dados acumulados criassem vida e que os perigos causados pelas mudanças climáticas fossem vistos, a NASA fez essa animação. Nela, é possível ver o aumento do nível do mar como se estivesse vendo de uma vigia de um navio.
Esse aumento acontece porque os oceanos absorvem aproximadamente 90% do calor que os seres humanos colocam no ambiente. À medida que eles aquecem, eles expandem seu volume e aumentam ainda mais o nível da água. Isso está sendo acelerado pelo derretimento das calotas polares e por conta do aquecimento global.
Conforme pontua Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciências da Terra da NASA, “temos essa visão clara do recente aumento do nível do mar” graças à coleta sistemática feita pelos satélites nos últimos trinta anos.
E Matthew England, oceanógrafo e cientista climático da Universidade Nova Gales do Sul, em Sydney, ressalta que quando os oceanos absorvem esse calor, eles podem criar um senso de segurança falso com relação à velocidade das mudanças climáticas.
O vídeo da NASA mostrando esse aumento do nível do mar foi compartilhado no Twitter por Zachary Labe, cientista climático da Universidade Princeton. O vídeo faz parte da série “Sinais Vitais” da agência onde ela compara as mudanças ambientais do mundo com os sinais vitais do ser humano, como por exemplo, temperatura corporal ou frequência respiratória.
Nível do mar
O aumento do nível do mar é uma das consequências mais preocupantes do aquecimento global porque mesmo que a humanidade consiga se ater ao limite de aquecimento global em 1,5° Celsius, os mares vão subir nos próximos séculos. E com isso, as cidades que hoje são o lar de bilhões de pessoas vão ser “engolidas”.
O mundo atual está esquentando meio grau acima dessa referência, com isso, mais de 200 milhões de habitantes urbanos atuais se encontrariam com água do mar até os joelhos. Além de também estarem mais vulneráveis a tempestades devastadoras, como alertam os pesquisadores.
Dentre esses cenários, o pior está na Ásia. Ela corresponde a nove das dez megacidades que estão em risco. Até porque, as terras onde estão mais da metade da população de Bangladesh e do Vietnã iriam cair abaixo da linha da maré alta a longo prazo. Isso aconteceria mesmo com um aumento de 2° Celsius. Além desses lugares. áreas construídas da China, Indonésia e Índia também enfrentariam devastações.
A maior parte das projeções a respeito do aumento do nível do mar e sua ameaça vão até o fim do século. E elas variam de meio metro a menos do que o dobro disso conforme a poluição de carbono é ou não diminuída. Contudo, os oceanos irão continuar aumentando por centenas de anos depois de 2100.
Esse aumento será alimentado pelo derretimento das camadas de gelo, pelo calor nos oceanos e também por conta da dinâmica do aquecimento da água. Tudo isso acontecerá não importa o quão agressivas as emissões de gases do efeito estufa estejam reduzidas.
“A menos que os engenheiros descubram como remover rapidamente grandes quantidades de CO 2 da atmosfera, essa quantidade de aumento do nível do mar não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”, informou o estudo.
Fonte: Istoé dinheiro, Science alert