Instituição financeira promete acelerar e facilitar a operação e portabilidade de crédito direto pelo seu aplicativo.
O Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras do país, prometeu tornar as operações de crédito mais transparentes para o consumidor. A novidade agradou muita gente, especialmente quem contratou um empréstimo e ainda está pagando as parcelas.
A ideia é permitir a portabilidade de crédito de outros bancos diretamente pelo aplicativo. Usando dados obtidos por meio do Open Finance, um sistema de compartilhamento de dados, o cliente poderá comparar as condições oferecidas por cada banco e escolher as mais vantajosas.
A portabilidade de crédito nada mais é do que a transferência de um empréstimo de uma instituição financeira para outra, normalmente com o intuito de aproveitar condições melhores ou taxas menores. As informações foram repassadas pelo BB ao Broadcast/Estadão.
Detalhes do processo
O cliente que usa o aplicativo do Banco do Brasil não precisará procurar a instituição para verificar se ela tem condições melhores. Não será necessário nem mesmo comparecer ao banco onde o contrato do empréstimo foi feito antes de realizar a portabilidade.
A única exigência é autorizar o compartilhamento de seus dados para que o BB faça a consulta. Essas informações serão utilizadas respeitando os termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
Ao acessar o serviço, é possível ver uma comparação entre as condições oferecidas pelas duas instituições, facilitando a escolha do consumidor. Com a possibilidade de resolver tudo pelo celular, o processo fica mais rápido, fácil e personalizado.
“Tudo isso de forma digital e usando a infraestrutura do Open Finance. Essa é mais uma solução que materializa as vantagens do cliente aderir ao Open Finance”, afirma Marisa Reghini, vice-presidente de tecnologia e negócios digitais do BB.
Instruções para a portabilidade
O cliente interessado em fazer a portabilidade de crédito deve autorizar o compartilhamento de seus dados com o BB por meio do aplicativo da instituição. É possível escolher alguns detalhes antes da simulação, como a linha de crédito e a data de vencimento da primeira parcela.
O recurso ainda não chegou para todos os usuários, mas está em fase de testes com algumas pessoas. A expectativa é que a solução seja ampliada para a carteira completa de correntistas nas próximas semanas.