Quando você começa a praticar a caminhada mais rápida e até mesmo se torna um corredor, isso muda sua vida. Mas você pode não saber o quanto isso melhora todos os aspectos.
Diversos estudos mostraram que a corrida aumenta a vida útil. Isso levou à observação repetida: “No caso se o exercício fosse uma pílula, seria a pílula mais popular de todo o mundo”. Vale a pena notar: também seria o menos caro, com pouco ou nenhum custo.
Corrida e o emagrecimento
A corrida pode ser uma grande benefício para seus objetivos de emagrecimento. E sempre o número exato de calorias que você queima durante a corrida depende da sua altura, peso, idade, nível de condicionamento físico, intensidade do exercício e até mesmo experiência na corrida.
Mas mover seu corpo em um ritmo mais rápido quase certamente terá um efeito positivo na composição corporal – especialmente quando você está apenas no começo.
Troque os treinos com intervalos, treinamento de andamento e outros exercícios de maior intensidade para manter o calor das calorias e a perda de peso”.
O exercício de corrida por envolver o movimento contínuo de todo o seu peso corporal, isso queima mais calorias do que a maioria das outras atividades.
E ainda você não precisa correr rápido para alcançar a queima máxima. Você obtém quase o mesmo de correr devagar (mas leva o dobro do tempo).
Emagrecer não é difícil, e sim emagrecer e manter o peso, isso sim incrivelmente difícil. Estudos após estudos mostrou que indivíduos podem perder quantidades significativas de peso por cerca de seis meses. Logo após isso, infelizmente, o peso recua e estagna.
Correr melhora seu sistema imunológico
O cientista e maratonista David Seman passou os últimos 40 anos observando as ligações entre exercício e o sistema imunológico. E descobriu principalmente boas notícias e algumas notas de advertência, enquanto também observava os efeitos da dieta no status de imunidade dos praticantes de corrida.
Em resumo: o exercício modesto melhora a imunidade, os esforços de ultra-resistência podem diminuir a sua imunidade (pelo menos até você se recuperar totalmente) e as frutas vermelhas / azuis / pretas escuras ajudam seu corpo a ficar forte e saudável.
Ossos fortes
A corrida é um exercício de sustentação de peso que estressa os ossos apenas o suficiente para ajudar a aumentar ainda mais a densidade.
Um estudo feito e colocado no Journal of Strength descobriu que a corrida não apenas tem um efeito maior na densidade óssea, do que atividades que não suportam muito peso, como fazer ciclismo, mas que também tem um efeito maior na densidade óssea do que outras atividades que suportam peso como treinamento de mais resistência.
Mas claro, isso não significa que você deve abandonar o treinamento de força em sua busca por ossos mais robustos – essa diferença entre treinamento de força e corrida foi estatisticamente significativa, mas funcionalmente desprezível nesse aspecto.
Como começar uma corrida
E ai, está super animado para começar seu treinamento de corrida? Como um novo praticante de corrida, não planeje percorrer toda a distância de uma só vez. Sempre divida-o em intervalos e tente mantê-los curtos no começo.
Não tenha vergonha de andar entre os intervalos para se recuperar um pouco, depois de algum tempo, você pode começar a alongar as seções de corrida e reduzir a caminhada: tente começar alternando entre 2 minutos de corrida e 2 minutos de caminhada. Procure aumentar os intervalos de corrida em um minuto por treino até poder percorrer toda a distância sem alongamento.
De inicio, não corra muito rápido
Vamos com calma, seu corpo precisa se acostumar com as novas tensões e até mesmo algumas lesões da corrida. E sempre muitos corredores iniciantes começam a correr muito rápido e pagam o preço por esse erro em apenas alguns minutos.
Desta frustração, esforço excessivo, dor ou até lesões são apenas algumas das consequências. Então podemos dizer que comece a correr em um ritmo moderado (ou seja, onde você pode facilmente manter uma conversa).
Descanso
Tente esperar pelo menos um dia antes de tentar o próximo treino: seu corpo precisa descansar para se recuperar da primeira sessão de corrida.
Seu corpo deve se adaptar às novas demandas do sistema cardiovascular e preparar seus músculos e ossos para a próxima corrida. Programe seu treinamento para que você corra um dia e descanse no outro. Este plano de treino simples pode ajudar os corredores iniciantes a obter o melhor efeito de treinamento e evitar lesões por uso excessivo.
Uma grande dica, é procurar um profissional de educação física, ele irá ajudar com um começo leve, uma boa respiração, e uma melhor execução do exercício.