O diálogo é muito importante em qualquer relacionamento, porém, algumas pessoas ficam confusas e não sabem se expressar em uma discussão.
Uma conversa sincera é um dos fatores que torna um casal feliz, satisfeito com as próprias escolhas. No entanto, parece que certos indivíduos enfrentam problemas ligados à expressão dos próprios sentimentos. Infelizmente, isso costuma ocorrer com frequência e reflete na qualidade da interação. Veja quais são os principais motivos que envolvem a falta de confiança na hora de se expressar.
Entenda por que você não consegue se expressar em uma discussão
1. Propensão à dependência emocional
Quem tem uma certa tendência a depender emocionalmente do outro, reage de forma passiva a agressões verbais. Desse modo, não reage porque nem sequer apresenta esse tipo de energia mais agressiva, voltada à reação.
Não é saudável brigar excessivamente, principalmente quando se trata de questões simples, mas deixar o outro discutindo sozinho leva a uma sobrecarga. Embora você tente evitar ouvir certas acusações, tudo passa pelo inconsciente.
2. Prefere evitar o problema e não opinar
Ignorar o problema não vai fazer com que ele deixe de existir, portanto, atente-se a frequência das discordâncias na relação. Essa falta de compatibilidade reflete o desgaste de um namoro ou casamento, então não ignore.
Assumir que os dois não estão conseguindo conviver é o primeiro passo para entender as razões do distanciamento. Após uma troca sincera, vocês podem pensar no futuro, avaliando o que é melhor no âmbito individual e coletivo.
3. Está cansada de repetir os mesmos assuntos
Na fase em que o afeto acaba e falta empatia, uma briga tende a se agravar, pela repetição de assuntos desnecessários. Sendo assim, seu companheiro começa a implicar por tudo, encontrando defeitos nos mínimos detalhes.
Muitas mulheres acabam cruzando o braço, pelo esgotamento físico e mental de voltar ao passado. Uma relação depende de harmonia, ou seja, refazer os votos de compromisso facilita a compreensão do que realmente vem acontecendo.
A vida é muito curta para ficar discutindo sem nenhuma razão clara e uma briga boba pode acabar com o seu dia. Procure entender suas emoções e expressá-las de forma sincera e amigável, focando na conciliação.