MundoNotíciasTecnologia e Ciência
0

Oxigênio de submarino desaparecido pode ter acabado nesta quinta-feira (22)

Especificações da OceanGate Expeditions apontam que o veículo tinha 96 horas de ar

O oxigênio dentro do submarino turístico que sumiu no Oceano Atlântico possivelmente acabou durante a manhã desta quinta-feira (21), o quinto dia de buscas pelos tripulantes.

Segundo as especificações da OceanGate Expeditions, empresa responsável pelo veículo, o submarino tinha 96 horas de ar. Apesar disso, a estimativa dependia de uma série de fatores como a permanência de energia elétrica e se a embarcação se manteve intacta, por exemplo.

O que se sabe sobre o submarino:- Denominado Titan, ele desapareceu na manhã de domingo (18);

– Para participar da expedição promovida pela a Ocean Gate Expeditions, cada tripulante pagou 250 mil dólares (cerca de R$ 1,2 milhão).

– A cada 15 minutos a embarcação enviava para a estação da Polar Prince um sinal de alerta, marcando sua última localização. O último sinal emitido pelo submarino foi recebido na segunda às 15h do Greenwich Mean Time (GMT) – cerca de 12h não horário de Brasília;

– De acordo com o MailOnline, o Titanic se encontra a uma profundidade de 3.800 metros. O submarino Titan foi projetado para atingir um máximo de 4 mil metros;

– O submersível tem 6,7 metros de comprimento, pesa 10.432 kg e possui apenas uma pequena janela oval que permite enxergar do lado de fora.

– A capacidade máxima suportada é de cinco pessoas, incluindo o piloto, que devem ir sentadas lado a lado com as pernas cruzadas. Não é possível ficar em pé no submarino;
– O submarino viaja a velocidade de 1,852 km/h;

– Existe um único banheiro na embarcação, que é separado do resto do ambiente por uma espécie de cortina;

– O submarino é conduzido por um controle que lembra o de videogame, porém peças sobressalentes também são levadas, caso o manete apresente problemas.

Na terça e quarta-feira as equipes de buscas da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Canadá e França detectaram ruídos que se assemelhavam com batidas. Ainda não se sabe o que são os sons, mas o resgate está direcionado nessa região.