InternetNotíciasTecnologia e Ciência
0

Adeus, número de celular! WhatsApp anuncia mudança impactante

O WhatsApp virou notícia novamente, em razão de uma novidade que deve ser lançada no futuro. Ao que tudo indica, o aplicativo está testando um novo sistema que não depende de um número de telefone para funcionar.

Com isso, para utilizar o mensageiro, a partir dessa inovação, o usuário não precisará mais vincular um número de telefone móvel.

Isso significa também que as ligações de áudio e vídeo independerão de número e serão feitas pelo sistema, desde que o usuário esteja logado e com acesso à internet.

A mudança foi descoberta e revelada pelo site WABetaInfo, que é especializado na plataforma e costuma adiantar as novidades que estão sendo testadas na versão beta.

O que muda?

Assim que oficializada, essa alteração vai mudar a maneira como o sistema identifica os contatos. A busca será por nomes e não mais por número de telefone. O formato será semelhante ao do Instagram e do Messenger, por exemplo.

A identificação será unificada em torno do nome, como se um “@”. Com isso, o nome será utilizado para receber mensagens e entrar em contato com as pessoas.

Na prática, isso significa que, quando alguém quiser te ligar, basta buscar pelo nome do usuário e, logo, aparecerá o seu perfil, com foto e identificação.

Previsão

Como a novidade está em fase de testes, ainda não existe uma previsão oficial de quando ela será lançada ou liberada pra todos os usuários.

Uma informação que ficou em aberto, também, é se a plataforma seguirá exigindo o número de telefone para fazer o primeiro login no app ou se isso também vai mudar.

Como tudo foi descoberto e noticiado de maneira extraoficial, o WhatsApp ainda não se posicionou sobre o caso. Resta aguardar.

Compartilhamento no iPhone

O app lançou, recentemente, uma atualização para a versão beta no sistema iOS, ou seja, para iPhones. A mudança permite o compartilhamento de tela durante as videochamadas.

Essa opção está disponível na versão 23.12.0.74 do WhatsApp beta para iOS. Ela é semelhante com o que já existe em outros apps concorrentes, como Telegram e Messenger.