Vídeo mostra idosa que ‘ressuscitou’ sendo medicada ainda em caixão
Bella Montoya, de 76 anos, teria sofrido catalepsia
Uma idosa acordou dentro de um caixão após cinco horas de velório na última sexta-feira (9/6), em Babahoya (Equador). Um vídeo mostra Bella Montoya, de 76 anos, sendo medicada ainda dentro do caixão.
“Minha mãe começou mexer a mão esquerda, abrir os olhos, a boca, fazia esforço para poder respirar”, disse o filho, Gilber Balberán, de acordo com o jornal “El Universo”.
A imprensa equatoriana noticiou o caso com manchetes celebrando a “ressurreição” de Bella.
A idosa, que sofre de problemas cardíacos e de hipertensão, foi retirada do caixão e levada para o mesmo hospital onde foi declarada morta, ao meio-dia de sexta. Bella continua intubada na UTI do Hospital Martín Icaza.
“O coração dela está estável”, declarou Gilber.
Segundo o atestado de óbito, Bella foi declarada morta após uma parada cardiorrespiratória. A idosa, entretanto, teria sofrido uma catalepsia, um transtorno nervoso repentino que se caracteriza pela imobilidade e pela rigidez do corpo, e pela perda da sensibilidade e da capacidade de contrair os músculos voluntariamente.
O Ministério da Saúde abriu uma sindicância para analisar o incidente. A família pensa em processar o hospital que emitiu o atestado de óbito.