CelebridadesNotíciasTelevisão e Cinema
0

Por que novelas mexicanas fazem tanto sucesso no Brasil?

Terceira exibição de “Rebelde” causou uma reviravolta na grade do SBT

Nesta semana o SBT estreou a terceira exibição de “Rebelde” desde a estreia da novela por aqui, em 2005. Surpreendentemente, a repercussão foi maior do que se esperava. Aliás, bem maior. Quase 20 anos depois da primeira, a trama chegou a ser a maior audiência da emissora em seu segundo capítulo, na terça-feira (13/6), na frente até da inédita e original “A Infância de Romeu e Julieta”. O que explica esse sucesso todo?

Não é novidade para ninguém que o brasileiro ama novelas mexicanas. A faixa da tarde da emissora de Silvio Santos é dominada pelas produções. Aliás, Record TV e até a gigante Globo já surfaram nessa onda. Contudo, as produções da Televisa já viraram parte da identidade do SBT.

Da mesma forma que “A Lagoa Azul” se tornou sinônimo da “Sessão da Tarde”, a trilogia das Marias (“Maria Mercedes”, “MariMar” e “Maria do Bairro”) grudou no brasileiro como sinônimo de novela mexicana.

As tramas protagonizadas por Thalía ganharam diversas exibições no SBT. Além disso, depois que a Globo comprou os direitos de exibição, o Canal Viva também reprisou “Marimar”, em 2022. “Maria Mercedes” foi ao ar duas vezes e “Maria do Bairro”, a mais famosa no Brasil, ganhou sete exibições na emissora e mais uma no Viva.

Influência

Ainda assim, não foram só as novelas protagonizadas por Thalía que ganharam o público por aqui, não. Falar de novela mexicana e não pensar em “A Usurpadora” é impossível. Paola Bracho já foi de meme a ícone no país inteiro.

Da mesma foram que as outras, o Grupo Globo também comprou os direitos de exibição, a transmitiu pelo Viva e colocou no catálogo de seu serviço de streaming. No SBT, a trama protagonizada por Gabriela Spanic e Fernando Colunga também ganhou sete reprises no SBT.

De 2009 para cá, a enorme repercussão de “Rebelde” trouxe um novo filtro para as novelas mexicanas. O canal de Silvio Santos comprou diversas tramas protagonizadas pelos atores que fizeram parte da trama adolescente. Maite Perroni, Alfonso Herrera e Angelique Boyer entraram na lista dos queridinhos do canal.

“Camaleões”, protagonizadas por Herrera e Belinda, “Cúmplices de um Resgate”, foi a primeira. Depois vieram todas as novelas feitas por Maite Perroni (“Cuidado com o Anjo”, “Meu Pecado”, “A Gata” e “Triunfo do Amor”), além de “Três Vezes Ana”, no ar atualmente.

Em números

Quando o assunto é novela mexicana, o SBT sabe mesmo o que faz. Das tramas infantis às várias reprises, a audiência do canal consegue surpreender – como aconteceu nesta primeira semana de “Rebelde”.

Na estreia, a única atração da emissora que superou a reprise foi o “Programa do Ratinho”, foram 4,8 e 5,1 pontos, respectivamente. No segundo dia, o ranking se repetiu. Desde então, todas as novelas do canal, inclusive no horário nobre, estão atrás do sucesso teen.

Na onda do sucesso, o “Fofocalizando” preparou uma reportagem especial sobre a trama. O programa exibiu duas entrevistas com atores da novela, além de exibir diversas passagens do RBD, grupo formado durante a novela, no Brasil.