NotíciasTecnologia e Ciência
0

Carne macia em destaque: Será a castração o segredo por trás do sabor perfeito?

Você já se perguntou por que os pecuaristas castram os bois? De acordo com o resultado de diversos estudos, há uma boa razão para tal prática.

Continue a leitura para entender o que é a castração de bovinos, quais são as vantagens e os cuidados dessa prática, e como ela afeta a qualidade final da carne.

O que é a castração de bovinos?

A castração de bovinos é a remoção ou destruição dos testículos dos machos, impedindo a produção de hormônios sexuais e a reprodução. Essa técnica pode ser feita de diferentes formas, como cirurgia, química ou imunológica.

Essa prática pode trazer benefícios tanto para o manejo do rebanho quanto para o mercado da carne. Veja alguns deles:

  • Os bois castrados ficam mais calmos, mansos e obedientes, facilitando a lida e reduzindo o estresse e as brigas entre os animais;
  • Eles também apresentam maior produtividade em menos tempo, pois continuam crescendo até mais tarde e depositam mais gordura na carcaça;
  • A carne dos bois castrados se torna mais macia, saborosa e marmorizada, aumentando o valor de mercado e a aceitação do consumidor;
  • A castração evita a reprodução indesejada e mantém o padrão genético do rebanho, selecionando os melhores animais para a reprodução.

Quais são os cuidados da castração de bovinos?

É importante mencionar, no entanto, que a castração de bovinos requer alguns cuidados para evitar complicações e garantir o bem-estar dos animais. Alguns deles são:

  • Escolher a idade ideal para castrar os animais. O recomendado é fazer a castração com no máximo dois meses de idade, para aproveitar o efeito anabólico dos hormônios e facilitar o manejo;
  • Escolher a época adequada para castrar os animais. O ideal é fazer a castração durante a seca, para diminuir o risco de infecções e parasitas;
  • Optar pelo método mais seguro e eficaz para castrar os animais. O método deve ser escolhido conforme as condições do rebanho, do ambiente e do profissional responsável.

O que diz a ciência

Diversos estudos sobre a castração de bovinos têm mostrado que a qualidade da carne desses animais é bastante superior à dos bovinos inteiros.

Segundo os especialistas no assunto, a maciez da carne está diretamente relacionada ao pH dos bois. No entanto, as enzimas produzidas por novilhas e bois castrados também podem influenciar bastante no produto que chega aos consumidores.

As pesquisas são muito importantes para o mercado da carne, tanto nacional quanto internacionalmente. Quando comprovado cientificamente, os resultados ajudam as empresas a decidirem sobre os processos adotados na lida com os bois.

Assim, o produto que chega até a mesa da população pode, cada vez mais, melhorar, agradando o paladar dos milhares de consumidores de carne.