DicasNotícias
0

Faz carinho nas plantas? Estudo revela o que elas sentem ao seu toque

Muitas pessoas gostam de fazer carinho nas próprias plantas, mas será que elas conseguem perceber que estão sendo tocadas?

O universo das plantas é realmente encantador e tem sido estudado cada vez mais, na medida em que o interesse sobre esse assunto aumenta. Isso tem a ver com o crescimento do mercado de jardinagem no Brasil e no mundo. Nesse caso, a planta acabou se tornando um verdadeiro pet, um ser de estimação. Será que samambaias e outras espécies sentem quando você faz carinho?

Plantas podem receber carinho?

Sim! Desde que seja de forma leve, acariciar uma planta pode ser positivo a médio prazo, dado que estimula a circulação. Sendo assim, o transporte de nutrientes costuma ser efetivado rapidamente, levando ao crescimento.

No entanto, tome cuidado com plantas que são venenosas e soltam substâncias que provocam alergias. Além disso, se a estrutura for delicada, é melhor evitar o contato direto, no intuito de preservar seus caules e flores.

Acredite! Elas reconhecem as carícias

Um estudo publicado pela Universidade Estadual de Washington (WSU), nos Estados Unidos, identificou que as plantas reconhecem carícias. Portanto, se você costuma fazer carinho nas folhas, saiba que elas estão sentindo cócegas.

Não se preocupe! Esse tipo de estímulo parece ser positivo, conforme apontam algumas observações feitas em laboratório. Na análise feita em laboratório, células vegetais foram expostas a alguns toques de diferentes intensidades.

Entre os resultados, os cientistas observaram que uma célula vegetal envia sinais distintos quando o toque começa e termina. Dessa maneira, reconhecem o momento no qual receberam carinho diretamente nas folhas.

Plantas podem sentir dor?

Diante dessas informações, algumas pessoas podem questionar a possibilidade de uma planta sentir dor. Essa afirmação não é válida, porque cada vegetal, embora seja um ser vivo, não reúne um sistema de células nervosas.

O que acontece na hora que alguém toca uma planta, é que a sua pressão interna aumenta ou diminui. Essa reação espontânea difere das respostas de humanos e animais, que são seres sencientes, portanto, sentem dor.