Entenda o que muda e como você pode escolher os melhores ovos para a sua dieta segundo a cor da casca de cada um deles.
Os ovos de galinha estão entre os alimentos mais consumidos no dia a dia dos brasileiros. Ricos em proteína e outros nutrientes, esses alimentos podem ser preparados de várias maneiras diferentes. É possível fazer ovo cozido, frito, omelete, receitas doces, massas, etc.
No entanto, na hora de comprar uma bandeja de ovos, a dúvida que aparece é: por que tem cores brancas e marrons no mercado? Entenda o que muda de um tipo de ovo para o outro e se dá para dizer qual deles é o melhor.
Ovos marrons ou brancos? O que muda de um para o outro
Primeiramente, é importante destacar que os ovos de cores diferentes não apresentam variações nutricionais significativas. Isso quer dizer que os mesmos nutrientes que compõem o ovo branco estão no marrom. Aliás, existem até mais cores e tonalidades diferentes, como o ovo de casca azulada, por exemplo.
Na realidade, o que acontece é que alguns ovos brancos são postos geralmente por galinhas de uma espécie específica. Enquanto isso, os de casca marrom costumam ser de galinhas marrons ou com misturas genéticas entre raças diferentes.
Na prática, existem pessoas que acham o gosto de uma mais forte do que o de outro, mas ambos são quase idênticos. Por isso, tanto faz qual deles você pretende utilizar, pois o resultado será o mesmo, seja na saúde ou no preparo.
Existem diferenças nutricionais entre o alimento
Ainda assim, podemos salientar que existem alguns ovos que oferecem valores nutritivos diferentes de outros. Isso ocorre, geralmente, quando as galinhas são alimentadas com determinados tipos de substâncias.
Há unidades que são ricas em ômega-3, por exemplo, mas para que isso aconteça, o animal deve ter uma suplementação específica na dieta. Em regra, não existem alterações naturais significativas. Isso se aplica até mesmo para o ovo caipira em comparação com o ovo de granjas profissionais e com vários maquinários.