Laparocele: Sintomas e causas da doença que acometeu o Papa Francisco que passará por cirurgia no intestino
Cuide bem da sua saúde
Nesta quarta-feira (7), a notícia de que o Papa Francisco precisou ser internado e que passará por uma cirurgia de intestino ainda hoje, deixou comunidade católica em todo o mundo apreensiva e em oração para que o líder religioso se recupere o mais rápido possível.
O Papa Francisco, de 86 anos, foi diagnosticado com um quadro conhecido como laparocele, ele passará por um procedimento cirúrgico de laparatomia, e deverá ficar internado por alguns dias até que se recupere totalmente.
O que é laparocele?
A laparocele é uma condição em que ocorre uma hérnia na parede abdominal, resultando em um “estrangulamento” da alça intestinal. Essa hérnia enfraquece a parede abdominal, formando uma abertura ou cavidade na qual a alça intestinal pode se alojar quando a pessoa realiza esforço.
Quando a laparocele provoca o estrangulamento do intestino, ou seja, quando a alça intestinal fica presa dentro da cavidade e não consegue retornar, essa complicação é considerada uma emergência cirúrgica.
O procedimento cirúrgico como laparatomia é a intervenção indicada para reparar a deformação provocada na parede abdominal pela laparocele.
De acordo com a terminologia médica apropriada, a intervenção cirúrgica que o Papa está prestes a realizar é conhecida como “laparotomia exploratória”, na qual o abdômen é aberto e a cavidade da laparocele herniária é fechada. Confira os sintomas e causas a seguir.
Os sintomas da laparocele
Causas da laparocele
A laparocele acomete mais pessoas em idade avançada como é o caso do Papa Francisco. Outros fatores de risco são: