Notícias
0

MP investiga prefeito de 65 anos que casou com adolescente de 16

O político é investigado por suspeita de nepotismo

Nesta quinta-feira (1º), Hissam Hussein Dehaini, prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), virou alvo de investigação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) do Ministério Público do Paraná (MP-PR). O político ficou conhecido nacionalmente após se casar com uma adolescente de 16 anos.

Dois dias antes do casamento, Hussein nomeou a sogra, Marilene Rode, como secretária de Cultura e Turismo da cidade e a tia da jovem, Elizângela Rode, ao cargo de secretária municipal de Planejamento. No entanto, as novas funcionárias não ficaram por muito tempo nas funções, pois, no dia 26 de abril, o político decidiu exonerar as duas mulheres dos cargos. A decisão foi publicada em Diário Oficial.

De acordo com a legislação federal, a nomeação da mãe e tia de sua esposa é considerado ato de improbidade administrativa.

No dia 25 de abril, um dia antes da exoneração, o Ministério Público do Paraná anunciou que investigaria as suspeitas de nepotismo nas nomeações.

Na operação desta quinta, foram expedidos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Araucária e Curitiba. O órgão informou que as investigações correm em segredo de Justiça em “razão da natureza dos delitos investigados”.

Além do político, outros nomes são investigados, mas o MP não deu detalhes. A operação foi nomeada Scambio, que investiga crimes contra a administração pública.