NotíciasReligião
0

Brasil da fé! 9 em cada 10 brasileiros acreditam na existência de Deus

Os dados de uma pesquisa recente deixaram o Brasil em primeiro lugar no ranking de países do mundo nos quais a população mais acredita em Deus.

O cristianismo sempre foi considerado como a religião oficial do brasileiro. Não é à toa que muitas expressões populares envolvem o nome de Deus e são proferidas até por pessoas céticas ou que não praticam nenhuma doutrina. Na verdade, essa característica do país já o colocou como número um dos lugares em que mais se acredita na entidade onipotente e onipresente.

Brasil é um dos países nos quais mais se acredita em Deus

A vida religiosa do brasileiro serve, muitas vezes, para explicar as dificuldades que cada cidadão enfrenta no dia a dia. Seria como se a espiritualidade fosse capaz de preencher os espaços vazios deixados pela administração pública.

Segundo dados da pesquisa Global Religion 2023, quase 90% dos brasileiros acreditam em Deus. Seira como se 9 em cada 10 pessoas tivesse essa crença, mesmo que não siga uma religião específica. Por isso, o país está em primeiro lugar no ranking que envolve outras 26 nações.

Na prática, o Brasil está empatado com a África do Sul, na frente da Colômbia, a qual empata tecnicamente, já que tem apenas 3,5% de diferença na análise.

Ranking ouviu lugares de vários continentes

Apenas um dos países do ranking apresenta maioria islâmica. No final da lista aparecem Holanda, com 40%, Coreia do Sul, com 33% e Japão, com 19%. Assim, esses são os países nos quais a população menos acredita em Deus ou em alguma outra divindade.

A média mostra que 61% de todas as populações possuem algum tipo de crença religiosa. Dessa maneira, seira como se o Brasil se colocasse quase 30% superior aos demais.

Uma pesquisa do Ipsos apontou que 70% dos brasileiros acreditam em Deus como ele está descrito em algum livro sagrado. Enquanto isso, 19% acreditam em algum tipo de força espiritual divina, mas sem dogmas religiosos. 2% dos entrevistados não responderam, 5% não acreditem em nenhuma forma de Deus e 4% não souberam como responder.