Sim, os bons velhos tempos estão finalmente de volta! Os meses mais frios são agora uma pálida memória, o que também significa poder passar mais tempo ao ar livre com os entes queridos. Se você tem uma varanda em sua casa, está em condições de convidar amigos e familiares e organizar deliciosos jantares com eles. Desde que os mosquitos não te incomodem!
A planta aromática para acabar com os mosquitos
Embora sejam inofensivos (com exceções especiais, felizmente raras aqui na Itália), não os queremos em todos os lugares. A primeira coisa que vem à cabeça é ir à primeira loja mais próxima de casa e comprar um item que acabou de chegar ao mercado. Embora seja uma solução fácil, desaconselhamos fortemente.
Na verdade, as empresas costumam usar produtos químicos que não são exatamente os melhores para a saúde. A menção a eles pode ser evitada, mas mesmo propostas importantes geralmente os incluem. Em vez de tomar medidas tão drásticas, considere uma alternativa verde que tenha impacto zero nos seres humanos e no meio ambiente.
Neste caso, vamos falar das virtudes das ervas aromáticas pouco apreciadas na nossa península. Se você está “ouvindo” pela primeira vez, saiba que é normal. No entanto, sempre há um bom momento para aprender algo novo.
O nome científico da espécie é Aloysia citriodora, embora seja muitas vezes chamada de capim Luísa ou verbena limão (sublinhamos, sem dúvida, que não é uma verbena qualquer!).
É um arbusto perene que foi renomeado em homenagem a Maria Luisa de Parma, consorte do rei Carlos IV da Espanha. Para estimular o seu crescimento, procure um bom local para a colocar: é importante que tenha uma boa exposição solar. Como repelente você tem duas opções: plante no parapeito da sua varanda/janela, ou coloque em um pires e seque as folhas.