Teoricamente, evacuar diariamente ajudaria na perda de peso pelo fato de o organismo se livrar de resíduos e toxinas
Uma dúvida comum entre quem quer emagrecer é se ir ao banheiro diariamente potencializa o emagrecimento. Será essa uma verdade?
Teoricamente, evacuar diariamente ajudaria na perda de peso pelo fato de o organismo se livrar de resíduos e toxinas, promovendo, supostamente, uma maior limpeza interna.
Na prática, porém, não é bem assim que funciona.
Para diminuir alguns pontinhos na balança, não há atalhos: é preciso que ocorra um déficit calórico, ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta.
Entretanto, pode existir, sim, uma correlação de um melhor funcionamento intestinal com o emagrecimento, porém, ela não necessariamente irá resultar em uma evacuação diária.
Para se ter uma ideia, há quem evacue três vezes ao dia ou até quem o faça três vezes por semana, e ambos podem ser considerados saudáveis.
O que irá determinar se a frequência de evacuação está saudável será às características das fezes, como cheiro, cor, formato e até a sensação de esvaziamento após a ida ao banheiro.
Algumas pessoas têm uma frequência de ida ao banheiro menor e não apresentam nenhum problema de saúde ou de sobrepeso. Desde que não esteja associada a outros problemas, uma frequência menor pode ser absolutamente saudável.
Porém, uma boa alimentação, voltada para o emagrecimento, rica em fibras e nutrientes, tende a melhorar o ritmo intestinal naturalmente. Mas isso não quer dizer que terá, obrigatoriamente, que ir ao banheiro todos os dias.