Existem determinados alimentos que podem acabar com o seu sorriso! Veja o que você precisa evitar para ter dentes brancos e saudáveis.
Todo mundo quer ter um sorriso que expressa a verdadeira felicidade, sem manchas e radiante. Além da autoestima, a aparência dos dentes pode indicar como está a sua saúde bucal. Nesse caso, o consumo de certos alimentos costuma levar à formação de cárie, placa e amarelamento. Portanto, conheça os principais alimentos que danificam seus dentes, resultando em broncas no consultório do dentista.
Estes são os alimentos que mais fazem mal aos dentes
1. Açúcar e caramelo
O açúcar, principalmente no caramelo caseiro, gruda bastante entre as frestas dos dentes, causando acúmulo de alimentos. Isso acelera o surgimento de cáries, que consiste na destruição dos tecidos dos dentes. Nesse sentido, uma série de microrganismos praticamente desgastam seu dente até a raiz.
2. Açafrão, cúrcuma e páprica
Certas especiarias, como açafrão, cúrcuma e páprica reúnem pigmentos naturais que mancham os dentes. Dessa forma, aqueles que têm predisposição a ter manchas, precisam evitar esses ingredientes em excesso. Ao consumir qualquer alimento com esse tipo de tempero, escove na sequência.
3. Cerejas, tâmaras e pêssego
Algumas frutas que têm caroço também exigem um esforço da dentição, na hora de desprender a polpa do miolo. Considerando esse processo, é possível raspar os cantos de cada dente, gerando desgastes. Ainda assim, você pode usar uma faca, no intuito de reduzir o contato direto com próteses e lentes.
4. Torresmo de porco
Cuidado para não quebrar o dente comendo torresmo de porco, porque a crocância pode ser perigosa. Isso acontece porque a mastigação exige força da mandíbula, que por consequência, aumenta a pressão dentária. Da mesma maneira que outras comidas gordurosas, resulta em um sorriso amarelado.
5. Quebra queixo e cocadas
Geralmente, comidas açucaradas são péssimas para os dentes, pela formação de placas, e novamente, cáries. Infelizmente, muitas crianças precisam frequentar o dentista com frequência e realizar tratamentos. Essas intervenções, que contemplam adultos, tendem a ser dolorosas.