Chá de camomila: 10 benefícios, como fazer e contraindicações
Baseado em evidência científica
Efeitos colaterais e contraindicações
O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatória e antiespasmódica, controlando a produção de ácidos no estômago e ajudando a combater náuseas, má digestão e gases, e prevenir situações, como gastrite e úlceras gástricas.
Além disso, o chá de camomila também contém apigenina, um composto bioativo que possui propriedades relaxantes, sendo indicado para ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin todos os benefícios do chá de camomila para a saúde:
Os principais benefícios do chá de camomila para a saúde são:
1. Melhorar o sono
O chá de camomila possui propriedades calmantes e relaxantes, porque possui um flavonoide chamado apigenina, um composto bioativo que atua no sistema nervoso central promovendo efeito tranquilizante e sedativo, melhorando o sono. Conheça outros chás naturais que também melhoram o sono.
2. Aliviar problemas no estômago
A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.
Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais.
3. Prevenir alguns tipos de câncer
Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como próstata, mama, tireoide e ovário, por exemplo.
Alguns estudos [1, 2, 3] indicam que a camomila previne o surgimento de alguns tipos de câncer, porque contém apigenina, um composto bioativo que provoca a morte de células cancerígenas.
4. Evitar doenças do coração
O chá de camomila é rico em luteolina, quercetina e esculetina, antioxidantes que evitam a oxidação das células de gordura, ajudando a equilibrar os níveis de colesterol total e colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, prevenindo, assim, o surgimento que doenças, como infarto e derrame.
Além disso, os flavonoides presentes no chá de camomila também promovem a elasticidade e a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a evitar a pressão alta.
5. Ajudar a tratar ansiedade e estresse
O chá de camomila pode ajudar no tratamento da ansiedade, estresse e hiperatividade, porque contém apigenina, um flavonoide que acalma o sistema nervoso central e diminui os níveis de cortisol no organismo, um hormônio que está relacionado com o estresse. Conheça outros chás que ajudam no tratamento da ansiedade e estresse.
6. Controlar a diabetes
O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que protegem as células do pâncreas contra os radicais livres, ajudando a controlar os níveis de insulina no sangue, sendo uma ótima opção para ajudar a controlar a diabetes.
No entanto, é importante ressaltar que o chá de camomila é apenas um complemento e não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
7. Aliviar cólicas menstruais
O chá de camomila possui propriedades analgésicas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias que diminuem a contração dos músculos, ajudando a aliviar as cólicas menstruais.
Além disso, a camomila também possui compostos bioativos que promovem o relaxamento do sistema nervoso central, aliviando os sintomas da tensão pré-menstrual, como irritabilidade, ansiedade e insônia.
8. Ajudar no tratamento da candidíase
O chá de camomila contém flavonoides e alfa-bisabolol, compostos bioativos com propriedades antifúngicas, que ajudam no tratamento da candidíase, aliviando os sintomas de coceira, irritação e dor. Veja como usar a camomila para combater a candidíase.
9. Promover a saúde da pele
O chá de camomila é ótimo para a pele, porque ajuda a acalmar e combater o crescimento de bactérias, ajudando no tratamento de situações, como alergias, dermatite, queimadura pelo sol, feridas e eczema. Saiba como usar o chá de camomila na pele.
10. Aliviar os sintomas da gripe
O chá de camomila possui propriedade anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a melhorar os sintomas da gripe, como tosse, rouquidão e congestão nasal. Para aliviar os sintomas, o chá de camomila pode ser consumido ou usado para fazer inalação, ajudando a desobstruir as vias aéreas.
Como fazer o chá de camomila
O chá de camomila pode ser preparado usando as flores secas da planta ou sachês, sendo vendidos em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser preparado apenas com essa planta ou combinando outras ervas, como erva-doce e hortelã, por exemplo.
Para fazer o chá de camomila, basta adicionar, em uma xícara (de chá) de água fervente, 1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas. Tampar, deixar repousar de 5 a 10 minutos, coar e beber de 2 a 4 xícaras do chá por dia.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
Os possíveis efeitos colaterais que podem surgir com o uso da camomila são sono excessivo, náuseas, vômitos e irritação na pele, principalmente quando usada em quantidades maiores do que as recomendadas.
O chá de camomila não é indicado para pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família da camomila, como margarida, ambrósia e crisântemos. Esse chá também não é indicado para bebês menores de 6 meses.
Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar o chá de camomila, porque essa planta pode alterar os efeitos de alguns remédios.
O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.
Revisão clínica por: Tatiana Zanin Nutricionista