DicasNotíciasSaúde
0

Pensando em plantar maracujá? Estas dicas prometem um cultivo perfeito da fruta!

Maracujá é uma fruta deliciosa, mas quando nós que cultivamos, é ainda melhor; saiba como ter a planta dentro de casa!

Você já pensou em ter um maracujazeiro em casa? Pois deveria. O maracujá é uma fruta deliciosa e muito saudável, que pode ser cultivada facilmente em casa.

Hoje, iremos te ensinar tudo o que precisa para ter uma planta saudável, além de falar um pouquinho sobre a história e curiosidades da fruta.

Além de todos os benefícios que você pode obter da fruta, a flor do maracujá por si só é maravilhosa, sendo uma planta ornamental capaz de trazer muito requinte e beleza para o ambiente interno da casa.

Curiosidades e história do maracujá

O maracujá é uma fruta tropical, originária da América Tropical. Como já era utilizado pelos índios, seu nome também tem origem indígena, de modo que, em tupi, “mara kuya” significa “alimento na cuia” ou “fruto que se serve”, tendo em vista o formato que a fruta fica após ser cortada para consumo.

Inclusive, sua flor pode ser considerada uma das mais exóticas e belas da natureza, com suas pétalas brancas e roxas, que muitos acreditam representarem a pureza e a dor de Cristo, respectivamente, além de outras similaridades verificadas pelos colonizadores ao encontrarem a planta.

As flores do maracujá também são utilizadas na medicina caseira, em forma de chá. Algumas pessoas garantem que é possível obter benefícios da bebida, que possui poder calmante e propriedades analgésicas, podendo ser utilizado para tratar insônia e casos leves de ansiedade.

Como cultivar o maracujá em casa

Inicialmente, é preciso se certificar que a terra utilizada para o plantio do maracujá esteja bem adubada, garantindo todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável da planta. Além disso, é importante que o vaso escolhido tenha boa drenagem, pois o maracujá não se dá muito bem com a água.

Então, opte por vasos de barro furados, ou as opções autoirrigáveis. Nunca deixe o solo encharcado, fazendo as regas apenas quando a terra estiver seca, um indicativo de que a planta está precisando.

Por fim, o maracujazeiro é muito fã de luz e de clima quente, de modo que é preciso deixá-lo em um local com presença de sol na maior parte do dia, e tomar cuidado com as correntes frias durante o inverno.