DicasSaúde
0

Como cultivar orquídea baunilha: passo a passo

As lindas orquídeas baunilha é por muitas vezes conhecida e chamada simplesmente como “baunilha” porque as vagens de sementes desta planta são a fonte de aroma natural de baunilha amplamente utilizado em bolos, sobremesas e também diversas bebidas e drinks.

Mas vale ressaltar que seja um desafio persuadir esta planta a florescer e produzir as sementes das quais a baunilha é colhida, a videira verde brilhante é uma planta atraente por si só.

E podemos dizer que como muitos outros tipos de orquídeas, a baunilha é uma espécie tropical que requer altas temperaturas e umidade para crescer e prosperar.

Esta planta é uma epífita que vive em uma árvore hospedeira sem extrair nutrientes dela. Sua videira cresce até a copa das árvores em ziguezague, exibindo lindas e cheirosas folhas longas, suculentas e em forma de lança.

Na baunilha cada ramo florescente terá de 1 a 2 dúzias de flores cremosas para um total de várias centenas de flores em uma videira um pouco mais antiga e madura.

Essa orquídea é cultivada como planta de casa por cultivadores sérios que podem lidar com suas demandas consideráveis.

A baunilha requer condições cuidadosamente controladas e deve ser polinizada manualmente para produzir diversas sementes da planta.

Saiba ainda que essa é uma planta de alta manutenção que não é uma opção fácil para os iniciantes as cultivarem, e sempre algum sucesso anterior com o cultivo de outros tipos de orquídeas é benéfico. Neste plantio uma estufa também é altamente desejável, especialmente para jardineiros que não vivem em um clima livre de tempos gelados do inverno e grandes geadas.

Cuidados com a planta

A baunilha cresce melhor em locais com sombras claras e filtradas e alta umidade. Com isso é melhor recriar seu habitat nativo da selva usando uma combinação de controles de temperatura, de algumas névoas e irrigação.

No seu cultivo treinar a videira lateralmente em vez de verticalmente permite que você cultive mais videiras em um espaço um pouco menor. Ter uma boa estrutura de madeira simples é mais forte do que o cultivo na treliça.

O seu crescimento sempre é melhor na sombra, mas essas plantas toleram curtos períodos de sol da manhã com luz indireta. Procure evitar o sol direto da tarde nesses locais é muito forte para esta espécie sensível das orquídeas.

Terra

Para iniciar o seu plantio, deixe seu solo em uma mistura de partes iguais de casca de orquídea e mistura de envasamento.

Claro que isso é um pouco mais denso e pesado do que a maioria dos meios de cultivo simples de orquídeas. Lembrando que o seu corte ou pequena planta inicial precisará dessa combinação de excelente drenagem e nutrientes para nutrir a planta enquanto a videira busca o seu desenvolvimento.

Vale ressaltar que depois que a videira cresce suas raízes epífitas, ela não depende mais das raízes na mistura de envasamento no solo.

Rega

Molhar e regar uma baunilha significa manter o meio de cultivo e a estrutura de treliça de madeira úmidos, porque a planta está desenvolvendo ainda as chamadas “raízes de ar” que extraem umidade do ar.

Você pode deixar a mistura de envasamento secar um pouco entre as regas para evitar doenças nas raízes, mas mantenha alta umidade no ambiente da planta.

Tempo e clima

Para essa planta as temperaturas ideais para orquídeas de baunilha estão entre 20 a 30 graus, saiba que essas plantas não são tolerantes à grandes geada do inverno, o que significa que aqueles que não vivem em clima tropical devem cultivá-las em uma estufa para obter resultados desejáveis.

Você pode pulverizar sua planta regularmente e faça todos os esforços para manter o nível de umidade em cerca de 70%. Para esta planta, sempre é necessária uma boa circulação de ar para evitar a podridão por fungos.

Corte e Poda da orquídea

Você precisa saber que sua orquídea nesta espécie pode atingir cerca de 12 cm de comprimento quando cultivada em condições ideais dentro de uma estufa.

Saiba ainda que a polinização é uma parte importante da colheita de baunilha, mas esta espécie não precisa ser podada para produzir essas vagens saudáveis e bonitas.

A poda é fácil em aparar essas plantas em qualquer comprimento que atenda às necessidades do seu espaço se elas ficarem muito longas.

Propagação da planta

Talvez seja mais fácil e possível cultivar as baunilha a partir de sementes, o processo é muito demorado, complicado e muita das vezes não confiável. Com isso esta planta é normalmente propagada através de mudas mesmo.

Você pode cortar um segmento de videira que tenha pelo menos 7 nós de crescimento. Você deve remover as 2 folhas mais baixas do corte.

Agora enterre o corte da planta no meio de crescimento e pressione a terra meio firmemente ao redor da base do corte. Agora insira uma muda da planta no vaso e prenda o corte com laços.

Você sempre deve manter o meio de cultivo consistentemente úmido por 5 a 7 semanas até que um novo crescimento apareça. Logo após que o corte começa a videira, você pode treinar a planta para crescer em uma treliça um pouco maior.