NotíciasTecnologia e Ciência
0

Existe a forma certa de chamar um gato e a ciência mostra

Cientistas franceses descobriram que os gatos reagem de forma diferente com seus donos e com pessoas desconhecidas

Seu gato te ignora? Ao vê-lo, você logo dispara “pspsps” e torce para que ele não te deixe falando sozinho mais uma vez? A ciência mostra que essa pode não ser a melhor forma de atrair a atenção do felino e, ao invés de emitir sinais vocais, deveríamos estar fazendo contato visual com eles.

Isso é o que apresenta uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Etologia Comparada e Cognição da Universidade de Paris Naterre, na França, e publicada em maio na revista Animals.

No estudo, os pesquisadores constataram que um gato responde mais rápido quando humanos usam sinais vocais e contato visual para chamar a atenção. Também, eles tendem a ficar mais estressados quando são ignorados por nós.

Estudando os felinos

  • 12 gatos moradores de uma cafeteria em Paris tiveram seus comportamentos analisados durante a pesquisa.
  • A primeira etapa consistiu em acostumar os animais com a presença da líder do estudo, Charlotte de Mouzon.
  • Na segunda parte, ela os colocou em diferentes cenários de interação vocal, visual e gestual.
  • Após diversas horas, os cientistas descobriram que os gatos se aproximavam mais de Mouzou quando ela pedia para eles olharem para ela ou fazia contato visual.
  • Isso não é exatamente novidade, já que humanos e animais tendem a prestar mais atenção quando fixam o olhar no alvo.
  • O que chamou a atenção dos pesquisadores foi que, nos testes com estranhos, os gatos responderam mais rápido às pistas visuais do que vocais.

Gatos e o contato visual

Isso surpreendeu os cientistas. Uma pesquisa da mesma instituição francesa, publicada em outubro do ano passado, mostrou que os gatos podem distinguir a voz dos donos da de estranhos. Ou seja, eles identificam quando são chamados pelos tutores.

Nos testes, porém, eles aderiram mais ao contato visual, o que indica que as reações são diferentes quando se trata de pessoas desconhecidas.

Além disso, as etapas mostraram que os gatos tendem a abanar mais o rabo em cenários de vocalização e quando são totalmente ignorados. Ao contrário dos cachorros, que abanam o rabo quando estão felizes, o resultado indica que os felinos o fazem quando estão estressados ou desconfortáveis.

Com informações de Animals