O bom e gostoso feijão não é apenas cheio de vitaminas e minerais, mas também pode oferecer vários benefícios impressionantes para a saúde.
O alimento possui uma boa e grande quantidade de tiamina (vitamina B1), que é uma vitamina essencial que ajuda o corpo a converter alimentos em mais energia.
Também oferecem vários outros minerais, como ferro e magnésio, e contêm pequenas quantidades de outras vitaminas do complexo B, zinco e cálcio.
E ainda o feijão é muito rico em fibra, que é um carboidrato não digerível encontrado em alimentos vegetais.
Vale ressaltar que é muito importante para nossa saúde digestiva, pois ajuda a alimentar as boas bactérias em seu intestino. E com isso, a maioria das pessoas não atinge a ingestão diária recomendada de fibras.
No caso as mulheres devem procurar 25 gramas de fibra por dia, enquanto os homens devem receber 38 gramas.
Já para um homem, cerca de um copo (170 gramas) de feijão cozido fornece de 40 a 60% do DV respectivamente.
É bom saber que a ingestão adequada de alimentos ricos em fibras, incluindo feijão, pode promover a saúde do coração, controle de açúcar no sangue, digestão adequada, saúde intestinal e até mesmo emagrecer.
Antioxidantes
Os grãos do feijão contém muitos antioxidantes saudáveis, incluindo polifenóis e flavonóides, esses antioxidantes protegem nossas células contra danos causados pelos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem contribuir para a doença ao longo do tempo.
O alimento o é particularmente rico em kaempferol, um flavonóide associado a impressionantes benefícios à nossa saúde.
Açúcar no sangue
O feijão ainda pode apoiar o controle do açúcar no sangue, apesar do alto teor de carboidratos, eles não aumentam em excesso o açúcar no sangue.
O alimento tem seu baixo índice glicêmico (IG) significa que eles são digeridos mais lentamente, moderando seus efeitos de açúcar no sangue.
Vários estudos e pesquisas mostram que dietas ricas em alimentos com baixo IG podem ajudar a melhorar a regulação do açúcar no sangue, o feijão é rico em fibras e proteínas, o que reduz a liberação de açúcar na corrente sanguínea.
O feijão pode promover ainda o emagrecimento, eles são ricos em proteínas e fibras, dois nutrientes que podem ajudar você a se sentir satisfeito por mais tempo e manter o apetite à distância. Diversos estudos associaram a ingestão de feijão ao aumento da plenitude, menor peso corporal e menor circunferência da cintura.
Simples de adicionar à sua reeducação alimentar
Claro que a maneira mais fácil de prepará-los é no fogão. Se você estiver usando feijões secos, lave-os e remova os feijões ruins – aqueles que estão quebrados, derramados ou com uma coloração mais estranha, a maioria das pessoas cozinham o alimento, na panela de pressão.
Dica
Mergulhar o feijão durante a noite os fará cozinhar mais rápido, para cozinhar, cubra-os com água, você também pode adicionar outros temperos e aromas, como cebola, alho, coentro. Deixe ferver em fogo médio-alto por 1 minuto e cozinhe por 2–4 horas em fogo médio-baixo até ficar macio.
Os grãos de feijão pode ser apreciado como um lado saudável ou como parte de uma refeição rica em proteínas e sem carne.
Caso preferir comprar feijão enlatado, lembre-se de que muitos produtos enlatados podem conter adição de sal, açúcar e conservantes.
Quando se deixa o feijão de molho, com duas rodelas de limão, ou até mesmo duas colheres de vinagre de maça, isso ajuda muito ao cozimento do alimento, e isso ainda ajuda a combater as substâncias que causam gases, e os diversos desconfortos abdominais, e ainda vale ressaltar que a imagem o feijão irá ficar mais clara, e com um sabor maravilhoso, experimente e nos diga!