Carta de sobrevivente do Titanic é leiloada por valor histórico e atrai colecionadores apaixonados pela tragédia

Carta de sobrevivente do Titanic é leiloada por valor histórico e atrai colecionadores apaixonados pela tragédia
Uma carta escrita por um sobrevivente do naufrágio do Titanic foi vendida por mais de R$ 2 milhões (aproximadamente 300.000 euros) em um leilão realizado neste domingo (27). O documento histórico, que detalha a experiência do autor a bordo do navio, despertou grande interesse entre colecionadores e entusiastas da história.
De acordo com o The Guardian, o item foi leiloado por cinco vezes o valor estimado de 60.000 euros, realizado pela casa de leilões Henry Aldridge and Son, de Devizes. Esse valor representou o maior montante já alcançado por uma carta de alguém que estava a bordo da embarcação.
Na carta em questão, o coronel do navio escreveu que “aguardaria o fim da minha jornada” para analisar a embarcação.
“A Oceanic é como uma velha amiga e, embora ela não possua o estilo elaborado e as variadas diversões deste grande navio, suas qualidades de navegabilidade e aparência semelhante a um iate me fazem sentir falta dela. Foi muito gentil da sua parte me dar essa despedida tão amável, com os melhores votos de sucesso e felicidade, Archibald Gracie”, diz um trecho da carta.
A carta foi escrita em 10 de abril de 1912 e contém o carimbo de Queenstown, na Irlanda, e também de Londres.
A venda dessa carta de Esther Hart destaca o fascínio duradouro pelo Titanic e pelas histórias de seus passageiros. O documento agora fará parte de uma coleção particular, onde será preservado para as futuras gerações.