MúsicaNotíciasSaúde

João Carlos Martins revela câncer, mas diz não ter medo da morte

Maestro relatou que está com câncer agressivo na próstata

O maestro João Carlos Martins revelou que foi diagnosticado com “um câncer agressivo na próstata”, mas disse que, apesar do momento dramático, não teme a morte. As declarações foram feitas em uma entrevista concedida por ele ao jornal Folha de S.Paulo, publicada neste domingo (27).

– Não tenho medo da morte – resumiu.

De acordo com Martins, o momento em que ele recebeu a notícia sobre o câncer foi “devastador”. O músico relatou que fez biópsia e passou por cirurgia, e que passou por momentos dramáticos no pós-operatório, mas que agora acredita estar curado. A descoberta do câncer pelo maestro aconteceu em março.

– O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso – declarou.

O maestro convive há muitos anos com um longo histórico de cirurgias devido à distonia focal, distúrbio de movimento que afeta as mãos, causando contrações musculares involuntárias. Sobre o momento atual, porém, apesar de o câncer ser agressivo, ele rechaça qualquer medo da morte e disse ser uma pessoa com “amor à vida”.

– Quando tinha 29 anos, eu morava em Nova Iorque e cheguei a entrar numa banheira para me suicidar por causa do problema que tinha nas mãos. O telefone tocou e era o meu professor de piano [que o fez desistir de tirar a própria vida]. Passei a ser a pessoa com o maior amor à vida que você pode conhecer – finalizou.