Sempre uma ótima técnica de caminhada preparada lhe dará melhor conforto, potência e ainda velocidade. Quer você seja um iniciante ou queira melhorar seus exercícios de caminhada ou até mesmo uma boa corrida, essas quatro etapas farão toda a diferença.
E sempre muitas pessoas começam a andar sem pensar sobre a forma adequada de andar. Mas a sua postura, entre o movimento do pé, passada e uso do movimento do braço fazem uma grande diferença na velocidade de sua caminhada e na capacidade de caminhar com mais energia.
Ao aprender a usar uma boa postura para caminhar ajudará você a respirar mais profundamente e corretamente, sempre ao relaxar os ombros e o pescoço, evita dores nas costas e nos quadris.
E sempre usando o movimento do braço e do pé direito, você se impulsionará para frente com força e sem desperdício de muito esforço. Você sempre usará a mesma técnica de caminhada, quer caminhe na calçada, trilha ou em uma esteira.
Praticar uma boa caminhada é uma atividade que envolve todo o seu corpo. E para entender completamente como andar corretamente, é útil concentrar-se em cada parte do corpo, da cabeça aos seus pés.
Para começar sempre mantenha a cabeça erguida, ao se estiver caminhando, concentre-se em ficar em pé, com o queixo paralelo ao chão e as orelhas alinhadas sempre acima dos ombros.
Uma boa dica é imagine sua cabeça sendo puxada suavemente por um pedaço invisível de barbante preso ao teto. Essa é uma boa que pode ajudar a evitar que você deixe cair a cabeça no peito enquanto caminha.
Sempre tente manter seus olhos e olhe para frente. Concentre-se em uma área cerca de 3 a 6 metros à sua frente enquanto você pratica a caminhada.
Alongamento
Alinhe sua postura, sempre concentre-se em alongar a coluna enquanto caminha. Tente evitar a curvar-se, ou inclinar-se para a frente, o que pode sobrecarregar os músculos das suas costas.
Sempre mantenha seus ombros para baixo e para trás
Os seus ombros também desempenham um papel fundamental em sua postura e técnica de caminhar. E caso seus ombros estiverem tensos ou curvados para a frente, isso pode distender os músculos e as articulações dos ombros, pescoço e parte superior das costas.
Para garantir que seus ombros estejam alinhados corretamente enquanto você caminha, faça o seguinte:
Tente elevar os ombros em um movimento semelhante ao de encolher de seus ombros, e depois deixe-os cair e relaxe bem.
Usar encolher os ombros ajuda a aliviar o aperto ou a tensão e coloca os ombros em uma posição natural que permite mover os braços facilmente.
Tente sempre manter os ombros soltos e o mais relaxado possível, não tensos em direção às orelhas ou curvados para a frente.
Você ainda pode encolher os ombros ocasionalmente enquanto caminha para garantir que esteja mantendo os ombros relaxados e na posição mais correta.
Erro de caminhada: ultrapassagem
Você está no começo do seu treinamento e sempre quando tenta andar mais rápido, uma inclinação natural é alongar o passo à frente, estendendo o pé à frente.
Isso irá levar a uma marcha desajeitada e desajeitada, batendo forte com os pés. Suas canelas doem e você realmente não fica mais rápido.
Corrija
E sempre, toda a força de sua caminhada vem de empurrar com a perna e o pé de trás, e os passos mais curtos e rápidos: se você está tentando andar rápido, concentre-se em dar passos ainda mais curtos e rápidos.
Pense em realmente rolar ao longo do passo com o pé e a perna traseiros, conseguindo um bom impulso, o resultado serão pés mais rápidos e uma passada mais longa, onde isso lhe faz bem – nas costas.