ComportamentoCuriosidadesNotícias

Uruguaio faz olhos saltarem de modo impressionante e quebra recorde; vídeo

O recordista mundial, que aprimorou técnica desde a infância, consegue mover os olhos a 19 milímetros para fora da órbita ocular. Ele desbanca recorde de brasileiro

Com uma habilidade incomum de empurrar os olhos para frente, Williams Martin Sanchez Lopez conquistou o recorde mundial de globo ocular mais saltado na categoria masculina. O recordista eleito pelo Guinness World Records é de Montevidéu, Uruguai.

Seu recorde foi divulgado pelo Guinness nesta sexta-feira (25). Para conseguir saltar os olhos, Martin realiza um processo denominado “protrusão”, caracterizado pelo deslocamento de um órgão ou estrutura para frente.

O recordista consegue projetar seus olhos a 19 milímetros para fora da órbita ocular. Veja no vídeo postado no Facebook pelo Guinness:

Farthest Eyeball Pop (male)- Guinness World Records

Uruguay’s Williams Martin Sanchez Lopez has an incredible eye-popping skill 👀

Posted by Guinness World Records on Friday, April 25, 2025

Martin superou a marca anterior, que pertencia ao brasileiro Sidney de Carvalho Mesquita. Em janeiro de 2022, “Tio Chico”, como é conhecido, alcançou uma órbita ocular saltada de 18,2 milímetros.

Dom inusitado

Williams Martin percebeu como seus olhos eram saltados para frente logo na infância, quando tinha entre 8 e 9 anos de idade. “Tudo começou quando eu era criança”, disse, ao Guinness. “Eu poderia basicamente mover a parte superior e inferior dos músculos ao redor dos meus olhos, [e] com o tempo aperfeiçoei minha habilidade até que finalmente consegui mover o olho completamente para fora de sua órbita”.

Como a grande maioria dos recordistas mundiais, Martin adora ver a reação do público diante dos seus olhos saltados. “O mais engraçado é quando talvez uma pessoa não perceba o que está prestes a ver”, relata. “As pessoas definitivamente não ficam sentadas ali assistindo, mas basicamente pulam dois metros de altura [devido ao susto]”, brincou.

Pai de quatro filhos, Martin trabalha com logística e mora em Milão, na Itália. Como parte do seu entretenimento, ele publica suas habilidades nas redes sociais — seu TikTok já conta com 1,2 milhões de seguidores.

Fascinados pelo talento do recordista, os seguidores pedem que seus nomes sejam ditos por ele enquanto projeta os olhos para frente. Martin atende a esses pedidos nas redes e seus vídeos acumulam milhares de visualizações.