DicasSaúdeTecnologia e Ciência
0

A cada hora de corrida, você ganha 6 horas extras de vida, diz estudo

Você tem o costume de correr ou fazer aquela boa e gostosa caminhada? Um estudo feito no Cooper, nos EUA, teve uma descoberta, que apenas 5 minutos de corrida por dia já garante muita longevidade.

Claro que talvez, você mesmo, já deve ter ouvido falar disso. Mas o que chama mais atenção no estudo é impressionante foi o de que a cada hora que você corre, ganha 7 horas extras de vida.

Os resultados desse eestudo, foram obtidos através da reunião de trabalhos científicos anteriores sobre os benefícios da atividade.

Os pesquisadores fizeram vários cálculos com os vários dados obtidos nestes estudos e chegaram a alguns números interessantes.

Se por acaso uma pessoa correr duas horas por semana, passará, durante mais ou menos 40 anos, aproximadamente 6 meses diretos correndo. No mesmo período, o ganho de vida seria de cerca de 3 anos.

Esse estudo pode dizer ainda, independentemente da distância ou da velocidade, correr diminui em quase 40% os riscos de morte prematura, um benefício conquistado até mesmo em casos em que a pessoa fumava, bebia álcool e apresentava histórico de problemas de saúde, como hipertensão ou obesidade.

Os pesquisadores, não foram capazes de determinar, exatamente, por que a corrida é tão poderosa para evitar a mortalidade precoce, mas acreditam que o fato se dá pelos resultados positivos, de se fazer a tal atividade, que incluem redução da pressão alta e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal.

Além disso, a corrida promove o aumento no preparo aeróbico, que é um dos indicadores mais conhecidos de saúde no longo prazo.

Corra corretamente

Corra sempre com o peito aberto ligeiramente inclinado para a frente. Braços e mãos devem servir como pêndulos e ficam relaxados, perto de 90º graus ou um pouco abaixo do cotovelo. Atenção com a forma como seu pé pousa no chão: deve ser abaixo do seu centro de gravidade (na linha do umbigo), não na frente.

O impulso vem do pé de trás, que fica estendido o máximo que você conseguir para, então, fazer o giro natural dos quadris e completar o movimento.

Prepare-se com um profissional

Para iniciantes pode ser difícil coordenar respiração, passadas, braços e mãos, postura correta e ainda correr sem parar.

Um profissional técnico de corrida pode ser excelente para você ter um acompanhamento personalizado e saber exatamente o que pode melhorar na sua forma de correr – e que tipos de treinamento pode fazer para evoluir no esporte.

Escolha o tênis certo

Muito se fala sobre qual tênis de corrida pode realmente fazer diferença na sua performance ou na prevenção de lesões, uma coisa é certa: se não for confortável, ele provavelmente não é o certo para você, busque informações nas diversas marcas, experimente, teste e encontre aquele que você se sente melhor correndo.
Para começar, percorra distâncias pequenas

Correr mais devagar ou rápido não significa fazer treinos longos todos os dias. Comece devagar e vá aumentando a quilometragem gradativamente, principalmente se estiver acima do peso.

Aumentar de uma vez só a rodagem pode colocar um estresse indevido sobre seus músculos e articulações, aumentando sua chance de lesão.
Faça parte de um grupo ou galera

Mesmo que já tenha acostumado correr sozinho e aproveitar as delícias que a corrida solitária proporciona.

Considere correr algum dia com um grupo. Isso, além de te ajudar a não perder o treino por conta da motivação, te auxilia a acertar as passadas, pois a maioria corre num pace confortável.
Veja alguns cuidados que se deve tomar durante a caminhada

Beba água antes, durante e depois de uma prática do exercício. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o bem-estar, opte por roupas confortáveis e leves.

Escolha um tênis que seja indicado para caminhada, que não seja alto, por exemplo. Evite horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h.

Caminhar na parte da manhã pode trazer disposição para o seu dia, alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as caimbras, e ajudam a ativar circulação.