BrasilJustiçaPolítica

Líder do PL anuncia atitude enérgica e rigorosa na Câmara, após decisão de Hugo Motta (veja o vídeo)

Oposição vai propor novo texto de anistia

Após o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmar que não deve pautar o projeto de anistia aos condenados pelos atos do 8 de janeiro, o líder do Partido Liberal (PL), deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou mudanças na proposta.

Segundo o parlamentar, o novo texto será mais enxuto e vai se restringir aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro que tenham cometido crimes de depredação do patrimônio público.

– Já temos um rascunho de projeto sintético, restringindo a anistia para o 8 de janeiro e com penas de depredação de patrimônio para quem comprovadamente participou, com vídeos – declarou.

O anúncio foi feito após reunião na residência oficial de Motta com líderes partidários. Sóstenes também informou que o PL vai retomar a obstrução nas votações da Câmara, mas de forma parcial.

– Começamos hoje novamente um processo de obstrução. Nossa obstrução é dentro do regimento, não é total. A Casa vai votar pouquíssimo até que se tenha um calendário para o projeto – afirmou.

Pouco antes, Hugo Motta confirmou que o requerimento de urgência com apoio suficiente não será levado à pauta, segundo ele, “os líderes que representam a maioria decidiram que isso não entra na pauta da próxima semana”.

Apesar do recuo, o presidente da Câmara disse que o tema seguirá em debate, mas que a ideia é buscar uma “saída” que contemple penas mais brandas para crimes de menor gravidade, sem conceder anistia total.

Veja o vídeo