Várias apresentações da banda Ira!, previstas para ocorrer no sul do Brasil, foram canceladas depois que o vocalista Nasi se envolveu em uma controvérsia durante um show realizado em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), no dia 29 de março. A situação gerou forte repercussão online e provocou uma série de manifestações de boicote por parte do público.
Durante a apresentação, Nasi declarou no palco o bordão “sem anistia”, em referência à responsabilização dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A manifestação política foi recebida com vaias por parte da plateia. Em resposta, o cantor fez duras críticas a fãs que, segundo ele, não compreendem os ideais da banda.
“Pra vocês que estão vaiando, eu vou falar uma coisa pra vocês: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Nunca entendeu o Ira! Tem gente que acompanha a gente e é reacionário, tem gente que acompanha o Ira! e é bolsonarista, isso não tem nada a ver, gente! Por favor, vão embora! Vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos, não apareçam mais. É um pedido que eu faço”, afirmou o vocalista, em um discurso que logo se espalhou nas redes sociais.
Após o ocorrido, a 3L Entretenimento — produtora responsável pelos eventos — anunciou o cancelamento dos shows em Jaraguá do Sul (SC), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS). Em nota oficial, a empresa declarou que “as vendas estavam rolando normalmente. Após o pronunciamento do Nasi ocorreu uma série de pedidos de cancelamentos, desistência de patrocinadores e grupos se organizaram em um boicote”.
A produtora também garantiu que os valores pagos pelos ingressos serão reembolsados de forma automática e integral, respeitando o método de pagamento utilizado, em um prazo de até 30 dias.