MundoNotícias

Tempestades nos EUA deixam 16 mortos e provocam destruição em vários estados

Fenômenos extremos atingem região do centro-leste com tornados, inundações e apagões; autoridades alertam para riscos contínuos

Subiu para 16 o número de mortos após uma série de tempestades severas atingir os estados do centro-leste dos Estados Unidos nos últimos dias. As condições climáticas extremas causaram inundações, dezenas de tornados e deixaram um rastro de destruição em diversas regiões, principalmente no estado do Tennessee.

Segundo autoridades locais, 10 das 16 mortes confirmadas ocorreram no oeste do Tennessee, estado mais atingido até o momento. Em Kentucky, duas pessoas perderam a vida devido às enchentes, incluindo uma criança que foi levada pelas águas.

Outras mortes foram registradas em Missouri (2), Indiana (1) e Arkansas (1) — neste último, um menino de cinco anos foi encontrado morto em uma casa atingida pelas tempestades em Little Rock.

As tempestades, que se estendem do Arkansas até Ohio, causaram danos generalizados. Imagens compartilhadas por moradores mostram casas destruídas, carros capotados, postes de energia caídos e ruas alagadas.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) emitiu alerta para inundações repentinas severas e generalizadas até domingo (7), especialmente em áreas do centro-oeste americano. Tornados de intensidade moderada a forte também continuam sendo esperados nas regiões dos vales do Tennessee e do Baixo Mississippi.

Apagões e emergência

Mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia no Arkansas e no Tennessee na manhã deste domingo, segundo dados do site PowerOutage.us. As autoridades estaduais reforçam os pedidos para que a população evite se deslocar, principalmente em áreas com risco de alagamento.

“As inundações atingiram níveis recordes em muitas comunidades”, alertou o governador de Kentucky, Andy Beshear, em mensagem nas redes sociais.

Meteorologistas e cientistas do clima destacam que eventos como esse têm se tornado mais comuns e intensos devido ao aquecimento global, que afeta diretamente os padrões climáticos e o ciclo da água. Em 2023, os Estados Unidos enfrentaram recordes de calor e uma série de tornados e furacões devastadores.

As autoridades seguem em alerta e continuam monitorando o avanço das tempestades nos próximos dias.