BrasilJustiçaPolítica

8/1: Estudante foi presa enquanto rezava no plenário do Senado

Roberta Jersyka Soares está sendo considerada foragida

A estudante de medicina Roberta Jersyka Soares foi presa enquanto orava no plenário do Senado durante o 8 de janeiro de 2023. Ela teve liberdade provisória concedida, mas não tem comparecido em juízo. É o que diz a Justiça do Ceará.

O comunicado do tribunal foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O aviso diz que a Coordenadoria de Monitoração Eletrônica de Pessoas (COMEP) registrou o rompimento da tornozeleira de Roberta no dia 25 de maio de 2024. O paradeiro da estudante é desconhecido desde então, sendo ela considerada foragida.

Roberta recebeu a liberdade provisória em agosto de 2023, com tornozeleira eletrônica, sendo obrigada a comparecer à Justiça em Fortaleza, sua cidade natal, todas as segundas-feiras.

– No relatório de apuração do Sistema de Registro de Informações do Monitoramento Eletrônico, conforme ofício COMEP/SAP nº 6529/2025, de 11 de março de 2025, verifica-se que houve violação no dia 25/05/2024, com registro de rompimento da cinta, permanecendo nessa condição desde então – relatou a Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Fortaleza.

Roberta tem 37 anos e, antes de ir a Brasília para participar dos atos de 8 de janeiro, ela cursava a segunda faculdade, de Medicina, na Universidade de São Paulo (USP).