Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no fim da tarde e início da noite desta segunda-feira (31/3), trazendo ventos de até 110 km/h que provocaram diversos danos em municípios do estado. Em Porto Alegre, a Defesa Civil mobilizou equipes para lidar com os efeitos da tempestade. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou o momento em que uma carreta foi tombada pela força do vento.
A rajada mais intensa foi registrada na área do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha. A tempestade também comprometeu o fornecimento de água em Porto Alegre, já que a queda de energia afetou as Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos bairros Moinhos de Vento, Menino Deus, Ilhas, São João e Belém Novo, conforme informado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Como resultado, parte da população pode enfrentar interrupções ou redução no abastecimento.
Além disso, a tempestade causou queda de galhos em ao menos 14 cruzamentos da cidade. O Hospital de Pronto Socorro também teve seu funcionamento afetado por conta do alagamento na entrada e infiltrações no segundo andar, onde funciona a pediatria. Segundo levantamento da Defesa Civil, até o fim da tarde, o volume de chuva acumulado era de 40 milímetros em Porto Alegre.
As imagens compartilhadas nas redes sociais chamaram a atenção pela intensidade da ventania. Um dos vídeos, gravado de dentro de um carro, mostra a carreta sendo erguida e tombando com a força do vento, arrastando inclusive o cavalo mecânico. Outros vídeos exibem pessoas enfrentando dificuldades para caminhar em meio à ventania, buscando abrigo pelas ruas da capital. Outras cidades também relataram ventos fortes: Canoas (100 km/h), Soledade (89 km/h), Rio Pardo (77 km/h) e Canguçu (67 km/h).