EconomiaMundoPolítica

Trump: União Europeia vai ser taxada se cooperar com Canadá

Presidente dos EUA prometeu tomar medidas se o bloco colaborar para prejudicar os americanos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (27) que está disposto a impor tarifas em “grande escala” à União Europeia se o bloco colaborar economicamente com o Canadá para prejudicar os americanos. Além disso, o chefe de Estado americano disse que os canadenses também serão afetados caso o auxílio aconteça.

– Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para causar danos econômicos aos EUA, tarifas em larga escala, muito maiores do que as atualmente planejadas, serão impostas a ambos, a fim de proteger o melhor amigo que cada um deles já teve – anunciou o líder americano em uma mensagem em sua rede social, Truth Social.

– Está chegando o dia da libertação dos Estados Unidos! Durante anos fomos enganados por quase todos os países do mundo, amigos e inimigos. Mas esses dias terminaram. A América em primeiro! – acrescentou o republicano em outra mensagem.

As advertências de Donald Trump surgiram poucas horas depois de anunciar que a partir de 2 de abril será imposta uma tarifa de 25% a todos os automóveis exportados para seu país. Essas medidas, no entanto, não afetarão temporariamente as peças automotivas fabricadas em México e Canadá.

Ao assinar o documento no Salão Oval, Trump afirmou que as tarifas poderiam custar aos EUA entre 600 bilhões de dólares (R$ 3,45 trilhões) e 1 trilhão de dólares (R$ 5,75 trilhões) nos próximos dois anos e criticou particularmente os fabricantes europeus.

– Compramos milhões e milhões de carros deles, da BMW, da Volkswagen, da Mercedes-Benz, e eles têm tarifas não monetárias que tornam quase impossível vendermos um carro na Europa. A União Europeia nos trata de forma horrível no comércio – insistiu.

Tanto a Comissão Europeia quanto o governo canadense rejeitaram essas medidas e anunciaram que responderão com firmeza.

Fonte: EFE