Os participantes do exame deste ano, precisam estar atentos ao cronograma para pedir isenção da taxa de inscrição.
O Ministério da Educação (MEC) já iniciou o cronograma dos trâmites relacionados à edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última segunda-feira (17), foi aberto o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame.
Interessados em se isentar da taxa precisam cumprir com os requisitos necessários, e registrar o seu pedido até o dia 28 deste mês de abril. Conforme o divulgado pelo governo, o mesmo prazo vale para quem precisa apresentar justificativa informando o motivo da ausência no ano anterior.
Para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023, o interessado deve acessar a Página do Estudante presente no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A justificativa referente a ausência no exame de 2022, pode ser apresentada através do mesmo canal.
Os resultados saíram no próximo dia 8 de maio. Quem obtiver a isenção indeferida, pode contestar a resposta até o dia 12 de maio. Vale ressaltar que a aprovação da solicitação de isenção não garante a inscrição no exame, conforme a página do INEP, ou seja, quem deseja participar do Enem, ainda deve realizar a devida inscrição no prazo que ainda será aberto, independente se está isento da taxa ou não.
Quem pode pedir isenção no Enem?
Como previamente anunciado, para garantir a isenção da taxa de inscrição do exame, é necessário estar de acordo com determinados requisitos. Em suma, estão habilitados a solicitar o benefício, candidatos que se enquadrarem em algum dos seguintes perfis:
Motivos que justificam ausência no exame
Previamente, vale ressaltar que a ausência somente precisa ser justificada, caso o participante tenha faltado aos dois dias de realização das provas. Neste caso, será necessário encaminhar um documento legível, datado e assinado, informando o motivo da ausência.
As razões aceitas para justificar a ausência no Enem estão previstas no Anexo I do Edital n.º 20, de 22 de março de 2023. Conforme o disposto no documento, estão entre os motivos aceitos, acidentes de trânsito, casamento ou união estável e furto ou roubo. Para maiores informações deste âmbito acesse o Edital completo.
Por fim, cabe salientar que o Inep informa que não serão aceitos documentos referentes a autodeclarações redigidas pelo faltante ou por seus responsáveis.
Esteja por dentro do cronograma do Enem 2023