MundoPolíticaReligião

Trump promete apoio a ativistas antiaborto na Marcha pela Vida

Presidente dos EUA deu declarações nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu apoiar os ativistas contra o aborto durante seu mandato de quatro anos. As declarações do republicano puderam ser ouvidas em uma mensagem gravada exibida durante a grande manifestação Marcha pela Vida realizada em Washington.

– Em meu segundo mandato, voltaremos a defender com orgulho as famílias e os direitos dos não nascidos, protegendo-os dos ataques da esquerda radical às igrejas – disse.

Trump perdoou, na quinta-feira (23), 23 ativistas antiaborto que haviam sido condenados por bloquear o acesso de mulheres a clínicas de aborto ou garantir seu fechamento temporário por meio de protestos.

A Marcha pela Vida é realizada em Washington há décadas. Ela começou na esteira da decisão da Suprema Corte no caso Roe v. Wade, de 1973, que protegeu o direito ao aborto, e todos os anos reúne milhares de ativistas que enchem o parque National Mall com imagens gráficas de fetos abortados.

Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump indicou três dos seis juízes conservadores atualmente na Suprema Corte, os mesmos que, em 2022, derrubaram Roe v. Wade, deixando para cada estado do país decidir em suas áreas sobre proibir ou restringir o direito ao aborto.

Desde então, o aborto é ilegal ou severamente restrito, sem exceções para estupro ou incesto, em 23 dos 50 estados dos EUA, de acordo com o Centro de Direitos Reprodutivos (CRR), uma organização que defende o direito ao aborto.

Fonte: EFE