Notícias
0

80% dos carros da Nissan serão elétricos até 2030

Montadora japonesa também pretende ter sete modelos de carro elétrico até 2026, segundo Ashwani Gupta, diretor de operações da empresa

Tudo sobre China

A Nissan tem duas pretensões: lançar sete modelos de carros elétricos (até 2026) e ter 80% de sua linha “eletrificada” até 2030 na China. É o que revelou o diretor de operações da montadora japonesa, Ashwani Gupta, nos bastidores do Salão do Automóvel de Xangai, nesta terça-feira (18).

Gupta também disse que a China já havia passado do “ponto de inflexão”. Ou seja, para ele, clientes chineses estão dispostos a aceitar veículos elétricos como seu carro principal. Além disso, o diretor de operações apontou que a Nissan precisava tornar seus produtos competitivos o suficiente para combater empresas rivais nativas de lá.

Nissan e veículos elétricos

Não é de hoje que a montadora japonesa acena para veículos elétricos. Por exemplo, em julho de 2022, a Nissan lançou a quarta geração do X-Trail, um modelo SUV híbrido. Com “e-Power” – plataforma híbrida da marca – modelo tem motor a gasolina de quatro cilindros de 1,5 litros com turbocompressor, bateria e motor elétrico. Assim, o sistema gera 184 cavalos de potência.

Além disso, o motor a combustão do X-Trail atua como gerador de energia. Em outras palavras, ele recarrega constantemente a bateria do carro. Segundo a Nissan, essa configuração garante que o motor a gasolina funcione com “eficiência máxima”, o que reduz emissões de CO2 (gás carbônico) e consumo de combustível, segundo a fabricante.

Um mês antes, a montadora japonesa tinha anunciado que forneceria motores para a, na época, estreante McLaren Racing para a nona temporada da Fórmula E – competição exclusivamente elétrica do automobilismo. Esse fornecimento vai até 2026, ao longo da Geração 3 (Gen 3), inspirada em caças a jato.

O pioneirismo e o desejo de inovar são características que a Nissan e a McLaren Racing compartilham, tornando a parceria ideal para nós na Fórmula E, à medida que continuamos a eletrificar nossos veículos.Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan
Enquanto isso, nos EUA.

Apesar de Gupta considerar que chineses estão abertos a adotarem carros elétricos, veículos movidos a gasolina estão com dias contados nos EUA. Isso porque a EPA (sigla em inglês para “Agência de Proteção Ambiental dos EUA”) anunciou, na semana passada, novos (e rígidos) padrões de emissão de CO2 a partir de escapamentos.

Ideia desses padrões é forçar a indústria automobilística a eliminar, gradualmente, a venda de carros movidos a gasolina no país. Consequentemente, a medida deve aumentar a venda de EVs (veículos elétricos) em terras estadunidenses. Quem sabe surge aí outro terreno fértil para os novos rumos da Nissan.

Com informações da Reuters