MundoPolítica

Senado aprova Marco Rubio como secretário de Estado dos EUA

Nome do parlamentar foi aprovado por unanimidade

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (20), por unanimidade, o senador Marco Rubio como o novo secretário de Estado do país. Senador pelo estado da Flórida e filho de imigrantes cubanos, Rubio foi o primeiro membro confirmado do gabinete do novo governo de Donald Trump, que foi empossado como presidente horas antes.

No Senado desde 2010, Rubio não recebeu um único voto contrário à sua confirmação, graças ao respeito que conquistou de seus colegas de Congresso ao longo dos anos de Parlamento. Ele é o primeiro político de origem hispânica a chefiar a diplomacia americana.

O líder da bancada do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, instruiu o partido a votar a favor da confirmação de Rubio por considerar que, apesar das diferenças, essa era “a coisa apropriada a fazer”, lembrando que o Comitê de Relações Exteriores da Casa havia aprovado a indicação do senador por unanimidade horas antes.

A senadora democrata Jeanne Shaheen, membro do Comitê de Relações Exteriores, disse que tem uma “relação de trabalho muito boa” com o novo secretário de Estado e que ele demonstrou, em sua audiência de confirmação, “domínio das questões de política externa”. Rubio é considerado um grande conhecedor de questões internacionais, especialmente da América Latina.

Rubio ganhou popularidade nacional em 2016, quando tentou conquistar a candidatura presidencial pelo Partido Republicano em uma eleição primária que foi vencida por Trump. Na última campanha eleitoral, ele chegou a ser cogitado como possível candidato a vice-presidente na chapa republicana antes da definição de que J.D. Vance seria o escolhido.

Após a eleição, Trump optou por nomeá-lo secretário de Estado, o que foi interpretado como um sinal à população latina, que votou no republicano em números recordes.

Fonte: EFE