O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), 78 anos, toma posse nesta 2ª feira (20.jan.2025) para o seu 2º mandato de 4 anos. Ele se tornará o 47º presidente do país.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), 78 anos, toma posse nesta 2ª feira (20.jan.2025) para o seu 2º mandato de 4 anos. Ele se tornará o 47º presidente do país.
Esse será o último governo do republicano, já que Constituição norte-americana impede que uma pessoa seja eleita para a Presidência por mais de duas vezes.
O dia da Posse de Trump nos EUA conta com diversas tradições americanas como juramentos, discursos, desfiles e bailes. Além disso, Biden deixará a Casa Branca, enquanto a família Trump se mudará para a residência oficial do presidente.
Também nesta segunda, o republicano já dará o pontapé inicial aos primeiros atos de seu governo: ele vai assinar, de uma só vez, dezenas de ordens executivas direcionadas a políticas anti-imigratórias —que podem afetar brasileiros em situação ilegal nos EUA— e tributárias favoráveis aos magnatas que agora integram seu governo.
Já na cerimônia de posse, também chamada de Dia da Inauguração nos EUA, Trump dará demonstrações do “voo solo” que fará nesse novo governo. Quebrando um protocolo de não convidar governantes do exterior para o evento e sim diplomatas que os representem, o republicano enviou uma série de convites diretos a aliados.
Entre eles, os presidentes Javier Milei, da Argentina, Giorgia Meloni, da Itália, e Viktor Orbán, da Hungria, além do brasileiro Jair Bolsonaro — apesar de o Supremo ter negado o pedido de Bolsonaro, que está com o passaporte apreendido, de ir à cerimônia nos EUA. A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, vai representar o marido.
Trump também chamou políticos de partidos conservadores europeus, como Tino Chrupalla, do Alternativa para a Alemanha (AfD), o espanhol Santiago Abascal, do VOX, e o liberal britânico anti-União Europeia Nigel Farage.
Lula (PT) não foi convidado para a posse. A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, vai representar o governo brasileiro no evento.
Nomes do Vale do Silício e magnatas da tecnologia, parte essencial da segunda gestão de Trump — ex-magnata que tem uma fortuna estimada em cerca de US$ 6,5 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões) — também terão assentos garantidos na posse.
Segundo a imprensa norte-americana, Elon Musk, CEO da Tesla, do X e do SpaceX; Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon; e Mark Zuckerberg, CEO da Meta, estarão nas primeiras filas.