CuriosidadesMundoPolítica

FBI informa que fechou Escritório de Diversidade e Inclusão

Divisão havia sido criada em 2012, na época do governo Obama

Polícia Federal dos Estados Unidos, o FBI (Federal Bureau of Investigation) informou, nesta quinta-feira (16), que fechou seu Escritório de Diversidade e Inclusão (DEI) no mês de dezembro do último ano. A medida ocorre na esteira de uma série de decisões semelhantes tomadas por parte de empresas e instituições estadunidenses.

– Nas últimas semanas, o FBI tomou medidas para fechar o Escritório de Diversidade e Inclusão a partir de dezembro de 2024 – disse a entidade em comunicado obtido pela Fox News.

O presidente eleito do país, Donald Trump, comentou o caso por meio de sua rede social, Truth Social. No post, o republicano exigiu que o FBI preserve todos os registros do DEI e citou suspeitar de que havia corrupção na divisão.

– Exigimos que o FBI preserve e retenha todos os registros, documentos e informações sobre o DEI Office, que está sendo fechado — nunca deveria ter sido aberto e, se foi, deveria ter fechado há muito tempo. Por que eles estão fechando um dia antes da posse de uma nova administração? O motivo é CORRUPÇÃO! – escreveu.

O fechamento ocorre após críticas de parlamentares republicanos, como a senadora Marsha Blackburn, que chegou a enviar uma carta ao diretor do FBI, Christopher Wray, em janeiro, expressando preocupação de que o DEI tenha prejudicado a missão principal do FBI.

– Estou profundamente preocupada que, sob sua liderança, o Bureau tenha priorizado iniciativas de diversidade, equidade e inclusão (DEI) em detrimento de sua missão principal de proteger o povo norte-americano – declarou Marsha.

O DEI foi criado no ano de 2012, à época do governo do ex-presidente Barack Obama.